2005/02/28

Os chouriços são todos para assar!

Esta posta vai assinada pelo Tóne, mas quem "pagou a rodada" foi o Quim, membro honorário e ilustre futuro membro efectivo do Popular Português. Um grande abraço, Quim!

Ora então boa tarde, disse o Alves a chegar à tasca.
Se é tarde viesse mais cedo, disse o tasqueiro.
Isto também são sempre as mesmas caras, disse o Alves.
Não morre ninguém, disse o tasqueiro.
Costuma-se dizer que quem deseja a morte a morte atrai, disse o Alves.
Eu cá só atraio é Duques, disse o tasqueiro.
Não se queixe que ainda há quem esteja pior, disse o Alves.
Isso com o mal dos outros posso eu bem, disse o tasqueiro.
Ao menos tá vivo homem, disse o Alves.
Lá isso estou, disse o tasqueiro.
Queria uma bica, disse o Alves.
Queria? já não quer?, disse o tasqueiro.
Quer dizer, queria é uma forma de expressão, disse o Alves.
E a bica, também é?, disse o tasqueiro.
É o quê?, disse o Alves.
Uma coisa dessas de expressão, disse o tasqueiro.
Não homem, é pr'ágora e com cheirinho, disse o Alves.
Isso cheirinhos não há, disse o tasqueiro.
Então e aquela aguardente que eu estou a ver ali?, disse o Alves.
E está a ver muito bem, disse o tasqueiro.
Quer dizer então que há cheirinho, disse o Alves.
Quer dizer que há aguardente, disse o tasqueiro.
Então venha de lá a aguardente e uma bica, disse o Alves.
Isso agora já é conversa, disse o tasqueiro.
Qualquer dia até os tremoços se pagam, disse o Alves.
Olhe que eu pago-os todas as semanas, disse o tasqueiro.
Você tá cada vez mais agarrado, homem, disse o Alves.
Se não gosta já sabe o caminho da porta, disse o tasqueiro.
Você não me está a convidar a sair, pois não?, disse o Alves.
Eu aqui não convido ninguém, disse o tasqueiro.
Pois veja lá, que nunca mais cá volto, disse o Alves.
Também não faz cá falta nenhuma, disse o tasqueiro.
À minha conta já você fez dois anexos, disse o Alves.
À sua conta já tinha fechado mas é, disse o tasqueiro.
Avie-me mas é uma sandes de croquetes, que eu ainda tenho que ir buscar um camião de brita, disse o Alves.
Um ou dois?, disse o tasqueiro.
Dois, que um não dá pra nada, disse o Alves.
Você é que sabe, disse o tasqueiro.
Ora então quanto é que devo?, disse o Alves.
isso é muito mais do que aquilo que você julga, disse o tasqueiro.
Boa tarde e até logo, disse o Alves.
Se é tarde fosse mais cedo, disse o tasqueiro.

(in "os chouriços são todos para assar", Ricardo Adolfo)

Sem comentários: