2004/04/06

Pontos de vista... à portuguesa!

Atão gente? Como indes?
Sabeis que não sou hóme de me meter em confusões... pelo menos duas vezes no mesmo dia, mas no domingo tive uma daquelas típicas discussões populares portuguesas, que é como quem diz uma discussão de bola no café.
Pois é verdade... foi aqui o Tóne acompanhado da patroa e dos sogros (da-se lá prá velha que é chata comó raio que a parta!) ao café, depois de ter almoçado um cozido à portuguesa, ter malhado uns bons copos de vinho caseiro e ter comido uma bela fatia de ananás regada com Vinho do Porto - ou seria Vinho do Porto com uma rodela de ananás?, quando ao entrar me deparo com a cara de um malfadado lampião que tem por hábito estar escondido na toca e despertar quando o Grandioso FCP sofre um precalço. Pois lá estava ele, de carinha laroca, a sorrir como um menino que acabou de beber a sua primeira cerveja. A conversa foi mais ou menos assim:
- Então parece que ontem em Guimarães houve um atentado com dois mortos?
- Ai sim? (confesso que a conversa não me estava a agradar)
- Pois, aquilo ontem é que foi...
- ...
- Mas hoje nem se veêm... andam desaparecidos!
- ...
- Aquilo é que é um guarda-redes! Eh Eh Eh!
(aqui tocou-me na alma)
- Pois é... os verdes e os vermelhos ontem parece que ganharam o campeonato.
- Hã?
- Já não os via tão contentes assim hà muito!
- Pois eu fiquei bem contente, sim.
- É assim... já que o seu clube não lhe dá alegrias, pelos menos o meu dá-lhe algumas!
- Ah....
- Vá lá... agora só estão a 11 pontos (admitindo que o FCP ganha ao Nacional)! Pode ser que ainda lá cheguem! Eh Eh Eh! (pelos vistos até ficam é a 13, que o Rio Ave não brinca em serviço...)
(aqui a conversa voltou ao início e repetiu-se por duas ou três vezes)
O resto da conversa não convém que aqui seja escrita. A verdade é que passado alguns minutos até a minha sogra estava em pé a dizer ao homem: "Você sinceramente... um homem do Norte! Que é que lhe deu para ser desse clube? Não vão a lado nenhum!!"
E pronto... seguimos para casa para lanchar. Uma mesa bem posta com presunto, pito de churrasco, pão, azeitonas e pelo menos dois garrafões de vinho abertos (eu e o meu sogro estavamos com sede - era do calor...).
Rapaziada... um homem troca de camisa e de mulher... mas de clube NUNCA!
Pataniscas e tinto a todos!

Sem comentários: