2004/04/13

"Água, só para quem beber demais molhar a cara !!!"

Ao fim-de-semana costumo praticar desporto bastantes vezes para destressar de toda aquela trabalheira que me dão durante a semana, lá no emprego, e também para aproveitar e desmoer um pouco a comida que ainda se acumula nos recantos mais escondidos do estómago. Como tal quando chega o sábado lá estou eu a vestir o fato-de-treino e a sentar-me no sofá de cervejinha na mão (ou no estádio de cervejinha no bucho) para ver as grandes jogatanas quer do Beira, quer do FCP.
Este fim-de-semana devido a compromissos Pascoais (um Bacalhau a chafurdar em azeite, com muita batata cozida e ainda mais grão-de-bico) não me pude deslocar ao Dragão, como tal assisti ao jogo directamente do meu sofá. Tão intenso foi o jogo que eu com toda a canseira acumulada de insultar o árbito e os jogadores do Marítimo (que não havia maneira de se reduzirem à sua condição de naturais derrotados), resolvi deixar-me sentado enquanto deitava um olho ao jogo da lampionagem...
E realmente foi o que eu fiz melhor, pois nem cinco minutos tinham passado já estava a sonhar com o golo do nosso galáctico.
Acordei, passado algum tempo, quando comecei a sentir um fio de baba a arrefecer-me o pescoço, para dar com a televisão nas notícias...
E agora é que a história fica interessante meus amigos... Não é que a notícia que se me apresentava relatava à festa de S. Silvestre de Viana do Castelo, da qual eu apenas tinha ouvido rumores e que julgava tratar-se de um mito !?!??!?
Agora é a altura em que aqueles de vós (incultos) que não estão tão a par destas artes do tacho e do garrafão perguntam o que é a festa de S. Silvestre.
Pois eu explico... A festa de S. Silvestre é um evento que se realiza anualmente nos arredores de Viana do Castelo e que basicamente consiste num ajuntamento dos homens da região com o único objectivo de comerem e beberem até cair, ou até não sobrar mais nada. E as mulheres, perguntam vocês ??? Pois, como é óbvio as mulheres têm o prazer de cozinhar para os homens, de os servir e de os verem em plena actividade deglutiva !!! E tudo isto realiza-se, como é ainda mais óbvio, logo a seguir à Sexta-feira Santa, que esta história de jejuar deixa a malta com muita tiragem !!! Ora digam-me lá se há coisa melhor ??!?!?!?
Que bonito foi ver todos aqueles valentes a mandarem, indiscriminadamente, branco e tinto abaixo, para acompanhar a broa e chouriça assada e as espetadinhas de mexilhão em molho de escabeche e todas as outras saborosas entradas disponíveis. Quanto ao prato principal, nada melhor que o belo bife de 600g de vitela barrosã. Reparem que eu disse "o" e não "um", e isto foi porque paralelamente à festa também se realizou uma competição para apurar quem era capaz de mandar mais bifes abaixo, tendo o vencedor deste ano (pequenino e redondinho) conseguido a proeza de enfardar 7 bifes (metade do recorde alcançado pelo Tóne no nosso último ajuntamento) que correspondem, mais coisa menos coisa, à módica quantidade de 4,2Kg de carne !!! Para terminar e ajudar à digestão nada como uma(s) boa(s) aguardente(s) e uma bela de uma cantoria e guitarradas...

Populares, para o ano que vem não marquem nada para o sábado que se segue à Sexta-feira Santa... Parece que já temos programa !!!

Sem comentários: