2004/07/26

Morreu Carlos Paredes

A música portuguesa vê-se privada de um dos seus maiores icones. Aquele que fez com que o som da guitarra portugues passasse fronteiras e merecesse o reconhecimento internacional deixou-nos. O Mestre deixa de estar fisicamente entre nós, mas a sua música há-de sempre ficar connosco.

Fica aqui uma frase sua, que traduz bem a simplicidade e genialidade com que nos brindou durante longos anos: "«As pessoas gostam de me ouvir tocar guitarra, a coisa agrada-lhes e eles aderem. Não há mais nada»."

http://ptvip.com/notaveis/carlosparedes/

http://www.instituto-camoes.pt/bases/paredes/biografia.htm

Pataniscas e tinto (sem sua homenagem)!

Poemas com vinho

Do alto da serra formosa,
Olho rápido p'ra baxo,
Desço a serra aos trambolhões,
Bêbado como um cacho.

Chego a casa contuso,
Cheio de arranhões,
Onde estive não sei, estou confuso,
Pelo menos não arranhei... os calções.

Pataniscas e tinto.

2004/07/21

Mais conversas amenas!

Aaoooouuuuu!!

Seguindo a tradição das conversas entre Verdadeiros...aqui vai mais uma...

MENE: não te esqueças da minha Garrafa de Vinho de Anadia
NECA: Mene..eu não recebo as tuas mensagens...
NECA: deixa de usar essa merda do trillian...
MENE: então porque é que respondes
MENE: se respondes é porque recebes alguma coisa
NECA: abre-se uma janela no meu desktop..mas não tem conteudo!
MENE: fixe...
MENE: posso-te insultar
MENE: paneleiro do caralho
MENE: Panão!!
NECA: boi...agora recebi...
NECA: que queres pá!
MENE: AHAHAHAHA
 
Palavras para quê.... há quem não perceba nada de computadores.
Nhacos de carne pra todos!!

2004/07/16

Conversa entre dois Verdadeiros...

[...]
NANDO: Mas devo confessar que hoje de manhã estava a lavar-me atrás das orelhas e tava com tanto sono que bocejei e entraram-me na boca umas gotas daquele liquido que sai do chuveiro
TONE: LAVAR ATRAS DAS ORELHAS?????
NANDO: É como te digo eu estava mesmo com muito sono... Aliás tenho a ideia que estava sonâmbulo e que estava a sonhar que estava numa adega a pisar uvas...
TONE: DA-SE!!! Tás mesmo mal!!!
NANDO: Eu pensava que tava a por um bocado de vinhaça atrás das orelhas para dar aroma !!!
TONE: Da-se! Até me assustaste hóme! Eu também gosto de esfregar as orelhas e o nariz, mas com Macieira!
NANDO: Da-se !!! Posso tar mal, mas também nem tanto carago !!!
NANDO: Eu agora ando mais numa de CRF !!! Isso é que é uma bela pomada !!!
[...]
 
É bonito ver que os Verdadeiros se preocupam com coisas... Verdadeiras!
 
Pataniscas e Tinto!


2004/07/14

Artilharia

Pois é, rapaziada... o tempo quente faz com que o pessoal ande mais à vontade. Com a chegada do calor deixamos as calças de vinco e a camisa ao xadrêz e passamos a andar com os calções e com as camisas de alça. Até aqui tudo bem... o traje de Verão até ajuda a arejar a tomatada (bem precisa!).
Mas então qual é o problema? - perguntais vós. O problema, meus caros compinchas é a falta de sítios para guardar todos a artilharia que o Verdadeiro carrega. Por acaso a patroa já me colocou dois bolsos na parte de trás dos calções - assim sempre posso colocar o pente num e a carteira noutro, mas fico sem espaço para a chave de casa, chave da mota, raibantes, baralho de cartas e embalage de sais de frutos. É que o Quinquilhas queixa-se por eu chegar ao tasco e ocupar metade do balcão com essas tralhas todas...
Se se lembrarem de alguma sugestão para resolver este problema, postai-a aí.

Pataniscas e tinto (com este calor, temos de acompanhar com umas cervejolas fresquinhas),

2004/07/11

Dia do Vinho em Portugal

Aaaoooooouuuu!!

Comemora-se hoje (11 de Julho)o Dia do Vinho em Portugal!
Aposto que esta data passou ao lado de muitos portugueses. Mas nunca, ao lado dos Verdadeiros, que como manda a tradição, juntaram-se todos na tasca mais próxima para dar graças ao Deus Baco por ter inventado tão gracioso paladar.

Aqui está a notícia!

Espero que os meus compinchas Populares Portugueses, se tenham também lembrado desta data, e tenham colocado uma garrafita do melhor vinho na mesa de almoço ou jantar.

Tinto e Verde para todos!

2004/07/06

Festalhança na Serra (Biainde de Cines)

Aaaooooouuuuuuuu!!

Atãoces???
Já aqui foi referido pelo nosso Tone, o belo dia passado no monte, junto de alguns Verdadeiros e respectiva família. Mas aqui é que está o problema:... ALGUNS Verdadeiros...

Ora e porque? (perguntaindes vós)

Porque houve 3 inergúmenos que decidiram não aparecer. Eis Toda a Verdade!

- Um deles está fugido do país. Deve dinheiro à Manela das Finanças porque comprou uma televisão 16:9, sem factura e não declarou essa despesa como fortuna pessoal. Agora, de vez em quando, vai para o Brasil passar uns tempos, estar com a sua família (esposa e 3 filhos mulatos). Passa outro período no nosso território, com a família de cá. Utiliza as viagens para o tráfico de droga, cana-de-açucar a aráras. O Quinquilhas também anda atrás dele, pois tem uma despesa de 3 copos de tinto e um prato de moelas, que nunca mais pagou, faz agora 6 meses.

- Outro diz-se cheio de trabalho e não pode acordar cedo para estas actividades. Ora, segundo apurou o Tio Mene, este tem dupla personalidade: de dia trabalha nas obras da contrução do Metro do Porto, mas à noite é Lola Vanessa, travesti de renome da noite Portuense. Este espécime deita-se a dormir, muitas vezes quando nós nos levantamos para a labuta. Conhece a zona da Trindade a a Praça Filipa de Lencastre como ninguém. Já não aparece na tasca do Quinquilhas, desde 23 de Janeiro de 2004, altura em que este decidiu impedir a entrada a clientes que não sejam do sexo masculino.

- Por fim, o terceiro que anda desaparecido desde o inicio do Euro 2004. Era apanha-bolas na zona de Braga. Até já lhe chamam de "Roteiro", por se ter tornado tão "roto". Nos tempos livres, dá aulas de Solitário a velhinhas das Casas de Repouso para terceira idade. Aproveita-se do seu charme para plagiá-las do seu dinheiro da reforma, no valor de 200€ e ainda tenta provocar ataques cardíacos, quando lhes ensina passos de dança latino-americanas. Procurado pela PJ, desde 19 de Abril de 2004, acusado por uma velhinha de roubo de uma toalha bordada à mão (ainda incompleta).

É por estas e por outras, que é preciso confirmar quem é realmente Popular Português!

Despeço-me, com amizade...

Festalhança na Serra

É bem verdade, comandita! A trupe Popular Portuguesa reuniu-se mais uma vez, tendo desta vez feito tudo como mandam as regras.
O local escolhido para o ajuntamento foi a Serra da Freita. O pinhal, os fogareiros, as garrafas de cerveja, a carne e as mantas no chão pintam o resto do cenário. O Tó Mané surpreendeu tudo e todos ao aparecer ao seu mais alto nível, de calção, t-shirt de alça, chapéu e - a cereja no topo do bolo - bigode. A cada dia que passa, e depois de estar cerca de quatro meses na clínica de recuperação do Quinquilhas, parece que temos, de novo, homem!
A patuscada iniciou-se depois de uma bela caminhada pela Serra. Cá o Tóne como não gosta de gastar energia com passeatas ficou a tratar do churrasco e a malhar umas sandes mistas e umas cervejolas. A mulherada tinha de ficar vigiada e acabou por me calhar também esse papel.
O resto do dia (pós-demoradissimo-almoço) correu pelo melhor e foi preenchido com um vasto leque de actividades populares, que passo a citar:
- Malha (grande coça que eu e o Rocas demos!);
- Sesta (manta no chão, lombo por cima... e está a roncar! parece-me que o Chico e o Tó Mané dividem aqui os louros, se bem que o Chico num pormenor de classe pôs por cima uma toalha de praia - luxo!);
- Lanche (tanta comida não se podia desperdiçar);
- Gasocontest (grande Silva... pensámos que estava a trovoar - se bem que não estava lá o Nando nem o Neca para lhe fazer frente!);
- Mijóar (nada como uma mijinha ao ar livre... ainda deu para fazer mais um desafio: fui órinar ao cimo do ribeiro, enquanto o Tó Mané cá em baixo tentava lavar as mãos antes de lá chegar o líquido amarelo);
- Outra que não me alembro...

A indumentária estava de acordo com o resto da paisagem: calções a deixar adivinhar a tomatada, t-shirtas caviadas, lenços na cabeça (mulheres e Luisito), e por aí fora...

Curioso foi passear pelo "Talho Leonel"... descobrimos finalmente como é que o malandro tem sempre bifes frescos em casa!

Tudo isto foi possível graças ao Tio Méne, que mais uma vez organizou a caminete e o resto da excursão. Obrigado, Tio Méne!

Deixo-vos aqui com uma dica, contada em forma de história, capaz de impressionar a mais difícil mulher: enquanto almoçavamos passei na mesa das mulheres e disse à patroa "Estou a comer cebola, por isso é melhor comeres também!" - digam lá se não é romântico! Da-se!

Pataniscas e tinto!

2004/07/01

Problemas logísticos

Atão rapaziada! Já recuperasteis da festança de ontànôte?
Carais, aquilo é que foi... Parece que os laranjinhas vão todos pró carais. Depois do Durão, mandamos mais uma valente comitiva para fora de Portugal!
Mas o que me traz aqui à tasca hoje é outro assunto...
Não sei para onde tendes ido festejar (estamos a pensar mudar o nome da casa de banho do Quinquilhas para casa do São Gregório), mas ontem enquanto bebia a 5ª botelha de tinto apercebi-me que o pessoal que está a festejar na rua não deve ser bem Verdadeiro. Reparai que quem está no meio da rua, ou em cima das estátuas não tem acesso a "munições"! Os únicos que se safam são os que vão cedo para abancar ao lado de uma barraca de cerveja ou os que, como o Nando, levam um garrafão debaixo do braço - ainda que só lhe dê para a primeira parte e sirva para que os invejosos ao lado lhe cobicem o Santo Tinto.
É este problema que ontem me deixou a pensar, antes de dormir e enquanto via que o tecto da minha casa se movimenta sozinho - já tinha reparado nisso algumas vezes. Como é que se pode resolver esta questão?? Calma, juventude! O Tio Tóne tem a solução. Tá a fazer uma petição para que as bicas de água (caredo, Anjo da Guarda) passem a estar ligadas a um depósito de tinto carrascão. Tcharam! Problema resolvido. Quando tiver um exemplo de petição pronta, coloco-a aqui!

VIVA PORTUGAL!!!

Pataniscas e tinto,