2004/10/12

Monólogos de rua

Biba gente, tudo a rolar como a azeitona no prato vazio?
Hoje assisti a mais uma cena Popular Portuguesa. Tinha de atravessar a Rotunda da Boavista - estou a fazer um biscate na Casa da Música (pelos vistos ainda vou ter emprego durante muitos anos) - mas estava à espera que os carros passassem (com mais duas ou três pessoas), porque se lembraram de tirar uma das mais utilizadas passadeiras para peões, e não me apetecia andar muito - a outra passadeira ficava longe - quando um Verdadeiro indignado com a situação atira (bem alto): "Filha da puta!". As pessoas olharam para ele e ele continuou: "Paneleiros do caralho, pá!". O mote estava dado. Continuou então o seu monólogo: "Tirarem daqui a passadeira...".
E eu fiquei a apreciar a cena. Sem dúvida estava na presença de um Verdadeiro, um hóme que tem a coragem de falar alto e bom som (numa altura em que se fala de censura) aquilo que lhe vai na alma - e em português correctíssimo!
Lá conseguimos atravessar para a rotunda - pensava que a cena tinha terminado (vós também, não?) - quando de repente o Verdadeiro puxa a perna atrás e enfia um valente pontapé num pequeno ramo que estava caído no chão. Completou o quadro com um "SE!" (esqueceu-se do "DA-") e lá foi resmungando baixinho até o perder de vista.
Se ele em vez do ramo tivesse visto o Rui Rio é que ia ser bonito...

Pataniscas e tinto!

Sem comentários: