O Ponto de encontro dos Verdadeiros!

2006/04/11

Tempo (e espaço) para tudo

Biba rapaziada, tudo como o porco no espeto?
Ainda em terras de Angola, encontrei esta placa:



Ora o que é verdade é para se dizer, por isso ninguém se sentiu inibido de colocar a placa com as inscrições "Proibido cagar aqui" neste (belo) sítio.
E porque não? Se o sítio é para não ter poias é bom que se avise o pessoal!
Já estou a imaginar a placa na Tasca do Quinquilhas: "(Nando)Proibido virar o barco". Mai nada!

Pataniscas e tinto!

2006/04/10

De volta a casa...

Biba rapaziada!!! Tudo fino?
Ora depois de uma temporada em África, a carregar baldes de massa e a beber Cuca, eis-me de volta à tasca!
Estou a ver que o pessoal andou arredado daqui. Pudera, com a carraspana que o pessoal apanhou quando o Neca fez anos nem escrever devem saber! Quer dizer, já não sabiam, mas...
Ia eu hoje para o Metro, depois de um fim de semana bem regado - para comemorar o regresso, quando vejo uma imagem que me fez ficar com a sensação (definitiva) que estava de regresso a casa. Pelo passeio vinha um Verdadeiro, mas daquelas a sério! Fato de treino e sapatos, volta de ouro com uma cruz, bigodaça farfalhuda e cabelo despenteado!
Estou em casa... ainda bem!

Pataniscas e tinto!

2006/03/29

Parabéns Neca!

O Popular Português tem o prazer de anunciar que:

António Meireles Pompeu - "Neca" entra hoje na classe "T" (de Trintão), passando oficialmente de "Jovem" a "Senhor".

És um Senhor, pá!

Grande festança espera a celebração deste evento!

Pataniscas e tinto (mas "com força")!

2006/03/03

Fanfarra

Olha a rapaziada, tudo fino?
No outro dia, encontrei este edifício:



Fanfarra de S. Bernardo. Há quanto tempo não ouvia falar de uma fanfarra. Que saudades dos tempos em que toda a festa que reunia o povo no meio da rua, era alegrada por uma fanfarra. o povo ficava à espera de ouvir o primeiro bater de pratos como quem espera o 2º fino enquanto segura uma metade de ovo cozido na mão. E o nome diz tudo: Fan-Farra, para quem é adepto incondicional da farra.

Pataniscas e tinto!

2006/03/01

Sentir a casa antes de chegar

Viva rapaziada, tudo como o porco no espeto?
Quero contar-vos uma história que presenciei no outro dia, quando regressava de Angola para Portugal. Eis que no Aeroporto 4 de Fevereiro (Luanda) vou à casa de banho verter águas (isto de ter de terminar a grade de cerveja - para não se estragar - antes de ir viajar, é complicado!).
Quando cheguei ao local, ouço a seguinte conversa (entre dois Verdadeiros - como podereis constatar pelo conteúdo da dita):

Verdadeiro 1:
"O meu genro é um calmeirão do caralho! Só gosta de cerveja!"

Verdadeiro 2:
"O meu não. Só bebe coca-cola, mau eu disse-lhe: coca-cola na minha mesa não. Foda-se!"

E mais nada! Para além de Verdadeiro, este segundo ainda tem o papel de instruir o genro nas lides do Verdadeidorismo.
Com esta conversa senti-me chegar a casa, mesmo antes de ter partido...

Pataniscas e tinto!!!

2006/02/27

Ninguém leva a mal...

Rapaziada, é Carnaval, ninguém leva a mal!
Ao Carnaval e ao borracho, mete Deus a mão por baixo!
A serpentina da vizinha é melhor do que a minha!
Mais vale Carnaval à tarde, que nunca!
Nem tudo o que luz é o nariz de um palhaço!
O folião morreu de velho!
Foguete que vai à frente, alumia duas vezes!



BOM CARNAVAL!!!

Pataniscas e tinto!

2006/02/23

As coisas como elas são

Biba rapaziada, tudo numa broa?
Ora o tasco tem andado meio parado, são tantas as festanças que o pessoal mal tem tempo de passar por cá...
Adiante! Vou-vos falar de uma coisa que vi aqui há uns tempos e que me está sempre a esquecer. Como uma imagem diz mais que mil palavras, e um copo de tinto diz mais que mil sumos, ide vendo a imagem que se segue, enquanto eu mando abaixo o dito copo:



Ah maravilha, carago! Que rica pinga!!!
Pois a imagem que vêdes aqui não foi tirada num qualquer mercado deste nosso país. Trata-se de um cartaz, mais ou menos de 1 metro por 1 metro, que se encontra exposto no mercado de Lagos (Algarve). Sim, e em que é que esta merda contribui para a minha felicidade? - perguntais vós, os mais distraídos. E eu respondo! Reparai no pormenor de classe: para além das frescas sardinhas na mão desta peixeira, junta-se ao retrato um outro elemento, característico destas lides... nada mais, nada menos que uma mosca! Assim, sim, a venda do peixe tem mais encanto!
Esta é a prova que o fotógrafo é um Verdadeiro, que dá valor às coisas importantes da vida, já que não se inibiu de expôr a sua foto com a dita mosca lá "colada".
Fiquei com esta dica: se há mosca, é porque o peixe é bom! O que achais que as moscas comem? Merda?

Pataniscas e tinto!

2006/02/07

De pequenino...

...é que se torce o pepino!
Biba rapaziada, tudo rijo?
Por cá tá tudo. Estou prestes a iniciar mais uma obra em Angola, por isso ando nos preparativos (malhar duas grades de cerveja por dia, comer duas sacas de amendoim, beber whisky como se não houvesse amanhã, etc... coisas de Verdadeiro!).
Ontem fui à bola com o Nando ("Paixão, cabrão, não vales um tostão!") e antes da jogatana, como bons Verdadeiros que somos, fomos à procura de uma bucha e de um finório para mandar abaixo.
E foi enquanto procuravamos um sítio onde dar de comer ao bandulho, que encontramos este anuncio:



Nem mais! Um "Kids Menu", que parece que é comida para a catraiada, onde se tem a possibilidade de escolher "Imperial". Assim sim, carago! Finalmente estamos a preparar as crianças como deve ser!
Deixava apenas como sugestão trocar o "Imperial" pelo "Fino" não vão as crianças abichanar com a idade!

Pataniscas e tinto (para todas as idades)!

2006/01/23

O Presidente é a nossa cara!

Oh rapaziada, tudo a recuperar da bebedeira de ontem?
Os que ganharam beberam para festejar e os outros para esquecer! Como diz o Nando, eu bebi até esquecer...
Ora depois de conhecidos os resultados das eleições confesso-me muito triste. E digo-vos porquê! "Porquê"... pronto, já disse! E além do mais fiquei triste também porque não ganhou o candidato que poderia dar um novo alento á cultura Popular Portuguesa.
Pensai bem: não seria muito melhor para o país que o novo Presidente fosse o xôr Manel Alegre? Vêde bem:
- É o único que tem bigode (e barba);
- Tem voz grossa;
- Fala, fala e ninguém o percebe (como acontece com os Verdadeiros);
- As bochechas rosadas deixam adivinhar longos discursos de volta da malga de tinto;
- É o mais apto para fazer rimas, e logo, o mais apto para participar em desgarradas;
- O nome diz tudo: Alegre, como o Verdadeiro que se preza... os que não são alegres, ficam depois do 3º ou 4º copo!

A eleição deste homem sim, seria motivo de festejo... Assim, resta beber para esquecer.
Quer dizer, agora temos um PR com nome de objecto de acender a fogueira... tá bonito, tá!

Pataniscas e tinto!

PS: Se calhar para ganhar o Alegre, devia ter votado nele...

2006/01/19

Cagandavião!!!

Aaaooouuuuu!!!
Estaindes bem?? Já sabeis em quem indes votar??? Votai bem senão deixais de ter pinga prá noite das eleições!!! Se o vosso candidato perder, juntem-se aos vencedores que vai haver festa de certeza!!!

Não é de porcos...desculpem, politicos, que eu venho falar. É deste artista:


Caramba.....
Não estais mal dos olhos... é mesmo um Porsche amarelo em cima do telhado. No outro dia fui a Chaves comer umas morcelas e a caminho vi isto. É um fenómeno.
Não sei como foi para lá parar. Se calhar tem asas, não sei.
Sei que tem luzinhas à volta e de noite, piscam-piscam em forma de.... Porsche!!!
Há lá cada um!!!

2006/01/16

Sítios Verdadeiros

Viva rapaziada, tudo a espetar o garfo na batata?
Ora hoje apraz-me falar-vos do poiso do Verdadeiro. Se a tasca é o sítio de eleição (o habitat natural de qualquer Verdadeiro) existem mais dois ou três sítios onde facilmente nos podem encontrar. A saber:
- Restaurantes típicos;
- Mercearias onde o Teobar esteja em promoção;
- Feiras e mercados, na zona dos comes e bebes;
- Missa (aquele café que fica ao lado da Igreja da vila);
- Todo e qualquer lugar com nome sugestivo, como este onde fui aqui à atrasado:


Casa Pêga, nem mais! Como diria o migas: Sua Pêga!!!
É um sítio onde se come bem, e que se recomenda ao verdadeiro Verdadeiro!

Pataniscas e tinto!

2006/01/13

Juntar o util... ao agradável!

Ora viva, rapaziada!
Como andais?
Outro dia fui à Tasca do Quinquilhas e o magano - sempre na brincadeira - virou-se para mim e disse: "Óh Tóne, vai ali atrás ao pátio que estão lá 3 gajas à tua espera!". Eu ri-me, mas lá fui, até porque precisava de "aliviar" a bexiga, derivado das 8 cervejas que tinha bebido ao almoço.
E não é que quando chego lá me deparo, de facto, com 3 gajas? E era cada uma melhor que a outra! Para vos provar que não estou a mentir, aqui fica a foto:



Só espero que a minha Maria não descubra que estive com as três gajas ao mesmo tempo, senão dá-me cabo do juízo.

Pataniscas e tinto (de preferência "gaja").

2006/01/11

O PopularPortugues.com(e) não morreu!

Viva rapaziada, tudo fino desde o ano passado?
Isto tem estado meio parado derivado à ausência de alguns compinchas: andam de carro pelo deserto (é que lá faz muito calor, e o calor puxa a pinga!).
De qualquer maneira, como sei que todos os dias, de manhã e à tarde, vão visitar o www.popularportugues.com, deveis estranhar que não apareça lá a frase do costume. É que mudamos a página principal (oume-peige) e escrevemos aquelas modernices que lá aparecem. Mentira, como o Quinquilhas fez com o frigorífico usado, nós também vamos fazer umas mudanças e passar o domínio para outro lado. Mas não vos apoquenteis: o Popular Português (.com) volta em breve. Entretanto continuai por este (como tendes feito desde sempre)!
Obrigados ao Juca pela participação e sugestão de tema. É uma forma de movimentar a tascas e verdadeiros Verdadeiros são sempre verdadeiramente bem-vindos!

Pataniscas e tinto!

2005/12/30

As festas continuam...

Olá rapaziada!
Tudo ainda a recuperar das rabanadas e do tinto emborcado no Natal?
Ora despachai-vos que já aí vem outra festarola: a Passagem de Ano! E havia tanto para dizer sobre este tema, mas o tempo de antena é limitado, por causa das presidenciais!



O Popular Português deseja-vos umas boas entradas e um 2006 cheio de alegrias e de vinho carrascão!

Pataniscas e tinto!

2005/12/21

Bom Natal!

Rapaziada,
em nome do Popular Português e de todos os Verdadeiros deste país, desejos de um FELIZ NATAL!

Como podeis ver, afinal o Pai Natal é (um) Verdadeiro!




Pataniscas e tinto (ok, e rabanadas)!

Preparativos para o Natal

Viva juventude, tá tudo beim?
Esta altura é do carais... o pessoal anda todo de um lado para o outro a pensar nos preparativos para o Natal.
Uns andam a correr atrás de prendas, outros atrás do perú. Outros ainda, como o Nando, andam com a perua (é cada carraspana! Vai chegar ao Natal com o nariz mais vermelho que o Rudolfo - a rena-fanchona).
Entretanto, esta é a altura do ano em que o Verdadeiro exibe os seus vastos conhecimentos de pinga. É ver um corropio de Verdadeiros nas tascas a pedir vinhos de qualidade, do S. Pedro ao Teobar tinto! Na noite de ceia, tem de ser tudo do bom e do melhor! Claro que isto levanta algumas dificuldades logísticas, mas ontem quando ia na rua - a fazer a 5ª viagem da tasca para casa - eis que vejo um Verdadeiro iluminado:





Ora a ideia não está má, não senhor! Claro que com menos idas à tasca bebe-se menos, mas pronto! Cada um sabe de si...
Bons preparativos. Eu cá vou embebedar o perú... e já agora embebedo-me também!

Pataniscas e tinto!

2005/12/19

Mais Artistas "rendidos" ao Popular Português

Viva rapaziada, tudo a rolar?
Eu cá estou de volta a terras de Santa Superbock, deixando para trás os tempos passados na Cucalândia.
Mas antes das novidades angolanas (que deixarei para os próximos dias), vou-vos mostrar um papelito que "recebi" em Setembro das mãos de um dos maiores artistas portugueses: nada mais, nada menos que o André do Miguel & André. Rapaz simpático, dono de uma voz invejável (o Nando continua a achar que canta melhor que ele, mas pronto...) e um grande Artista Popular!
Cá vai a dedicatória com que brindou o Popular Português:


Depois disto, aconselho-vos a visitar o site dos moços.
Grandes artistas!
Para eles e para todos os artistas populares portugueses, o nosso bem-haja!

Pataniscas e tinto!

2005/12/13

Gozem....gozem....

Aaaaooouuuu!!!

Pois... andaram a gozar com a minha cara (que tal a operação, han??) depois de ter batido com os cor.... os queixos no chão....
Tomai.... Esta é o Tóne, na noite de S. João!!!!
Hihihihihihih!!!!!



Tintos bêbados.

2005/12/12

Justificativo de Ausência!!!

Aaaaoooouuuuu!!!

Aiii!
Sei que vocês andam preocupados com a minha ausência pela tasca do Quinquilhas.
Pois bem... no início do mês, depois de sair da tasca às 5 da manhã, com um copito a mais aconteceu-me isto:


A minha Maria tirou esta foto para a recordação... Tou bem, não estou??? :-)
Enfim... agora apareço nas revistas, depois do tal transplante de face, feito à dias.

Daaaa-se!!

Tintos

2005/12/07

Na terra...

Biba rapaziada, tudo bem?
Ora eu cá ando por terras angolanas a ver se me despacho a tempo de ir comer o bacalhau com batatas do Natal a casa.
Engraçado isto, apesar de sentir falta de algumas coisas.
Em termos gerais, isto parece o quarto do Migas enquanto ele andava na escola de pedreiros: desarrumado, sujo e com muita gente a passar por lá... :D
Mas vamos ao que interessa: comida e bebida!
Em relação aos comes, a coisa não tá mal! Já comi muamba, funge, feijão de oleo de palma, calulu de carne seca e farofa! Comida boa! Mas onde tenho almoçado é que tem uns pratos tipicamente portugueses, dos quais Alheira de Mirandela e Tripas à moda do Porto são bons exemplos.
Quanto à bebida é que vinha receoso, mas se em Portugal se "dá forte" na bejeca, aqui não se fica nada atrás. Aliás, aproveito para desafiar as entidades competentes a organizar um Mundial do Malha-Copos-de-Bejeca! De certeza que a final seria um Portugal x Angola, com qualquer uma das partes a poder sair vencedor.
Entre a cerveja nacional e a importada (da qual me sinto na obrigação moral de destacar a SuperBock) há sempre por onde escolher.
No fim de semana aproveitei um dos compinchas tem familia cá e fui à festa que organizaram: parecia um casamento! Muita comida e muita bebida (eram caixas e caixas de cerveja a chegar), para que não falte nada! Esta gente sabe aproveitar a vida.
Bem, de volta a assentar tijolos...

Pataniscas e tinto!

PS: Pataniscas é que ainda não encontrei por cá... tenho de ver se da próxima vez me lembro de trazer.