O Ponto de encontro dos Verdadeiros!

2004/12/16

Os "."s nos "i"s

Atão rapaziada, tudo fino? (Por falar nisso... "Quinqas, manda mais um finório aqui para o 'je'!")
Sabeis que o "fino" é coisa de homem. Já de outras bebidas que para aí andam... não se pode dizer o mesmo. Então agora a malta nova só bebe "sumos". Ele são Eristófaisse, Mulas (este sempre tem um nome jeitoso), Cardigo e mais não sei o quê. Que raio de coisa que haviam de inventar... ainda por cima essas tralhas só fazem mal.
Que saudades dos tempos em que se pediam bebidas de jeito:
"Bota aí a malga com um tintinho do bom"
"Chega aí uma caneca de cerveja"
"Orienta-me aí um uísque"
"Olha aí um bagacito"

O que vale é que o Quinquilhas não deixa entrar dessas merdices lá no tasco.

Pataniscas e tinto!

2004/12/15

A merecida homenagem...

Rapaziada, como andais?
Hoje venho aqui para prestar uma mais-do-que-merecida homenagem.
E a quê? - perguntais
Ao pastel de bacalhau?
À garrafa de 3 Marias?
Ao barril de Super Bock?
À patanisca?
Às fitas colantes para apanhar moscas?
Nada disso, minha gente. Venho prestar homenagem a um objecto que, fruto das modernices, está praticamente a desaparecer. Falo-vos do ambientador de automóveis em forma de árvore!

Qual era o Fiat 127 que não tinha um?... Qual o Datsun que não ostentava com orgulho esse ícone de uma geração? Quem não se lembra de entrar num carro e ser de imediato absorvido por aquele cheiro inimitável? Quem não culpou essa árvorezinha por um ou outro descuido libertado em hora inoportuna ("O raça do ambientador cheira mal com'á merda! Da-se!").
Agora é tudo com cheirinhos de baunilha e maresia... com ventoinhas e mais não sei o quê! Estamos no mau caminho, rapaziada...
Vamos todos aproveitar a época natalícia e comprar uma árvore para colocar no carro!

Pataniscas e tinto!

2004/12/13

Campeão do Mundo!

Alegria, caros amigos!
Mais uma vitória do nosso dragão, carago! Isto é que foi um fim-de-semana de categoria! Ainda estávamos a curar a ressaca da vitória sobre o Moirinho e o FCP dá-nos mais uma grande alegria ao ganhar o título de campeão do MUNDO! Se isto já eram mais que motivos para uma borracheira no Quinquilhas, eis que a lagartage e os benficolas nos presenteiam com os seus resultados. Foi um gesto bonito da parte desses clubes - temos de reconhecer!
Como se o FCP já não fosse um grande clube que nos dá grandes alegrias, ainda nos dá grandes desculpas para ao domingo de manhã em vez de irmos à missa irmos para o Quinquilhas malhar copos! Maravilha!
Bem, agora ficamos à espera do jogo com o Dínamo de Marte, a contar para a Taça Inter-Galáctica!

Pataniscas e tinto!

PS: Aquele Carlos Alberto a dar beijos a toda a gente é que me deixou desconfiado... mas pronto... era um momento de euforia!

2004/12/09

Mais piropos

Ouvido de passagem:
Ó estrela, queres cometa?
Mais palavras para quê? Os Verdadeiros são os últimos dos românticos.
Filhozes e Porto (PUOOOOOOOOOOORTO!)

2004/12/06

Um Verdadeiro na Quinta das Celebridades

Biba rapaziada!
Então não é que descobri um Verdadeiro na Quinta das Celebridades? Vejam lá se adivinham quem? [...] Nada disso! Nada mais, nada menos do que o Castelo Branco! Estais surpreendidos? Olhai que é verdade!
Então não é que o hóme (?) no Domingo, ao chegar à salinha para falar com a Júlia Pinheiro de Natal, se apresenta com a camisa desabotoada até ao umbigo, com uma cruz ao peito, e mal se senta dá um sonoro arroto para toda a gente ouvir?? Afinal de contas é um Verdadeiro, carago! Um bocado abichanado, é certo, mas um Verdadeiro!!
Para mim o que lhe falta é um ou outro pêlo no peito...
Maricas à parte, eu estranho é a relação da Júlia com o burro... cheira-me a esturro! Será que ela não anda é interessada na famosa "quinta pata"?
Pataniscas e tinto!

Poema de Natal

Aaaooouuuuuuuuuu!!

Vou iniciar aqui, aquilo que já se tornou tradição: os poemas de Natal.

Dezembro começou
E o frio é de rachar
De manhã bebo um copito
Só assim consigo trabalhar

Ainda não cheira a filhoses
Nem ao bom bolo-rei
Vou estrear a camisola nova
Que ainda ontem comprei

Depois vou enfeitar a árvore
Com a estrela e bolinhas
Com cores vivas e carregadas
E dos chineses, as luzinhas

Prevenido este ano
Algumas prendas já comprei
Espero receber muitas
Senão,.... caguei.

Natal, rico Natal
Que fazes feliz toda a gente
Dá-me um garrafão de vinho
Pra eu também ficar contente.

Intés....

2004/12/02

Aquela máquina!

Biba rapaziada, andais bons?
Eu cá vou andando, umas vezes melhor, outras pior... mas é a vida.
Visteis como ontem a lagartagem sochou? Em vez de andarem com a Polga atrás da orelha, metem-na a jogar e depois dá no que dá... ou no que deu! Mas adiante...
Enquanto deitava um olho ao jogo, eis que, entre duas cervejas e um prato de moela, começa o intervalo. E ao anunciarem um programa de anuncios de televisão vejo um que me tráz (Trás! Trás!) à memória um dos míticos anúncios da televisão portuguesa. A Regisconta! Quem não se lembra do célebre homem da Regisconta ("aquela máquina")!
Podeis ver a história do anúncio neste pasquim.
Vós sabeis que esse anúncio, apesar de tudo, é plágio. Porque nós na Tasca do Quinquilhas, quando alguém malha 5 pénaltes de seguida é que costumamos dizer que essa pessoa é "aquela máquina"! Mas enfim...
Cá para mim a malinha do gaijo ia carregada era de "vitaminas" (devia ser só latas de cerveja!).
Um abraço a todos.

Pataniscas e tinto!

PS: Agora que ninguém nos ouve, a cabeleireira lá do fundo da rua também podia entrar no anúncio... "aquela máquina"!

2004/11/23

Arrotos educativos!!

Aaaooouuuuuu!!!!

Cambada!
Sabiam que há gajos que arrotam nas aulas de BDP??? Houve um artista que em plena sala:
- "Brrrrruuuuupppppppp"
Chegou-se a pensar que seria o som de uma recepção de mensagem no MSN. Mas depois da investigação, chegou-se á conclusão que não. Foi mesmo o gajo que me excuso a dizer o nome mas começa por N e acaba em A e no meio tem EC e é da Académica de Coimbra!

Fica para a história!
Intés!

Mene

2004/11/19

Assim dá gosto aprender!

Viva minha gente, andais bons?
Tenho de vos dizer que hoje estou muito contente! E porquê? - podeis perguntar. É que ontem a empresa de construção onde trabalho mandou-me para uma acção de formação (chique, não é? eu é que não achei piada nenhuma porque estava a ver que ia chegar atrasado ao Quinquilhas).
Estava eu meio aborrecido quando me dizem que era nas caves Sandeman, de vinho do Porto. "Ai é? Nunca pior. Assim já me parece bem." Ora aprender nas caves só pode sair coisa boa...
E lá fui eu. Demos uma volta pelas caves, aqui e ali ia furando os tonéis e sugando uns goles de vinho e no final eis que nos dizem que vamos fazer umas provas. Eu provar já tinha provado, mas a uma pinga nunca se diz que não! Lá provámos... branco, tinto, ruby, tinto, branco, ruby,...
Pensei que já tinha terminado, até porque já não estava a ver com muita clareza, quando me dizem: "Agora vamos para o barco!" e eu pensei: "Filhos da puta, emborracharam-me e agora querem-me mandar num barco para a Alemanha para ir trabalhar nas obras!". Mas não... a dita aula é que foi a bordo de um dos barcos que anda pelo Douro. Coisa jeitosa... mas pensei que o barco ia estar cheio de pipos de vinho e afinal não tinha absolutamente nada. Ainda tiveram a lata de me oferecer "sumo de laranja". Da-se! "Sumo de laranja? Mas alguém está com o intestino preso ou quê, caralho? Para isso bebia água do Douro, que deve fazer melhor!".
Ainda assim, o balanço final foi positivo... deu para trazer debaixo do braço uma garrafa de Porto de 1904 (ora pelas minhas contas deve ter 76 anos) que dizem que vale 5.000 euros e que tem de se beber em 24 horas. Eu, para não se estragar bebia em 24 segundos. Era uma bela pinga!

Pataniscas e tinto!

2004/11/18

Coisas sexuais (maiores de 18)

Olá rapaziada!
É um Tóne amargurado, este que fala convosco.
Então não é que ontem fui indecentemente gozado pelo resto do pessoal, na Tasca do Quinquilhas (estou a pensar sugerir-lhe concorrer com a Tasca a património mundial)? Estavamos a malhar umas bejecas e a comer uma chispalhada, quando vem à conversa o tema das mulheres. Palavra puxa palavra (saudoso concurso do sr. António Sala), moela puxa bejeca, e eis que me saio com a seguinte afirmação: "Pois eu bem gostava de ser bissexual!". Para meu espanto, o resto da mesa pára a olhar para mim com ar de desdém. Ora como cá o Tòne não é homem de ficar calado, tratei logo de tirar explicações com o pessoal. Disse-lhes, e continuo a acreditar, que cada um sabe de si e que as opções de cada um têm de ser respeitadas. Eles olhavam para mim com espanto. Ao que a nossa sociedade chegou! E logo os meus camaradas. Da-se!
Continuo a dizer que gostava de ser bissexual. Mas que mal tem um gaijo querer ter duas mulheres? Rotos, pá... Têm medo de "não cumprir", é o que é! Da-se!

Pataniscas e tinto!

2004/11/09

Desabafos de rua

Ora viva, minha gente! Andais bons?
Eu depois dos três secos que demos ontem à lagartagem até estou mais bem disposto!
Mas o que me traz aqui à tasca hoje é mais uma daquelas cenas caricatas a que se assiste na rua.
Vinha eu para o emprego (que isso de ter "trabalho" não interessa a ninguém) quando na minha direcção vinha um Verdadeiro a esbracejar. Pensei logo "lá vamos ter molho" e comecei a arregaçar as mangas quando ele se chega aos berros. Só então percebi o que dizia "A melhor coisa que Deus inventou foram as mulheres!". Ao reparar melhor, percebi que ao lado dele estavam 5 ou 6 mulheres, que acharam uma certa graça aos dizeres do Verdadeiro.
Mais uma lição da vida... mais uma forma de agradar ao mulherio.
Ainda assim, se fosse eu, diria: "A melhor coisa que Deus inventou foram as mulheres, as pataniscas e o tinto!

Pataniscas e tinto (e mulheres, vá...)!

2004/11/03

Andar na zona

Biba minha gente! Estais bons, carago?
Eu estou com uma azia danada... depois de um tal jogo do FCP com os cámones de Paris... O raça do açoreano bem que podia pegar na mala de cartão e passar-se ao carais! Mas adiante...
Estava no outro dia numa amena cavaqueira com a madrinha da minha patroa - enquanto despejava uma caneca de cerveja - quando ela, a falar da filha, me diz: "A Lila era para vir, mas ontem andou na zona até às tantas... sabeis como é!".
Andar na zona... hà quanto tempo não ouvia esta expressão! O pessoal novo sai à noite, mas agora usam outras expressões para isso. "Andar na zona!"
Gente, um abraço!

Pataniscas e tinto!

2004/10/31

Café popular

Eh cambada, cá estou outra vez com mais um episódio popular. Este passou-se naquelas coisas modernas onde a gente agora gosta de ir ao domingo, o "CHOPINGUE"!
Pois lá fui eu, depois de vestir as calças do fato de treino, para tomar o meu café habitual depois de almoço. Só não fui à tasca ali ao lado de casa porque, como ando mal dos intestinos, precisava de um pouco mais de espaço para largar umas farpas tão discretas (mas sempre pouco!) quanto possível.
Enquanto esperava a minha vez na fila para ser servido, um outro popular, denunciado pela proeminência da sua barriga, aborda-se também do balcão para ser atendido. Pelo sotaque era brasileiro. Afinal lá também os há, quanto mais não fosse só de barriga. Julgava eu...
Segue-se o seguinte diálogo:
- (sotaque abrasileirado) Menina, eu queria um café normal e um café com bagaço.
- (a medo) Bagaço?... Bagaço... não temos.
- (surpresa) NÃO TEM?!

Ora aí está meus amigos! A prova provada de duas coisas:
  1. Nem só em Portugal, se bebe o café com "cheirinho".
  2. Os populares estão por todo o mundo.
A verdadeira questão que subsiste é: Se o "Chopingue" é abundamente frequentado por nós populares, em calças de fato de treino, ao domingo, porque raio os cafés não têm bagaço para o "cheirinho"?

Bagaços para todos!

2004/10/29

Piropos

Atão, pessoal? Como andais? Cá o Nel anda a moirar duma maneira que até doi. Por isso não me tendes visto aqui pela tasca. Mas hoje lá fugi da vista do patrão para vos contar isto que me aconteceu.
Cheguei eu a casa noutro dia e abanquei sossegado no sofá para ler o jornal. A patroa, enquanto me trazia os chinelos, vira-se para mim e diz: "Ó homem, aqueles borrachões da tasca ali ao lado atiraram um piropo a mim e às minhas amigas!". E eu: "O quê?! Mas que é isso? E o que é que eles vos disseram?". E aqui, meus amigos, ouvi uma coisa nunca antes ouvida. O piropo do popular foi:
Ó flores... Vai uma colectânea?
Eu fiquei sem palavras. Mesmo sem perceber bem o que o popular queria dizer (mas desconfio!) tenho a certeza que há ali escondida uma mensagem com um sentimento muito profundo.
Em todo o caso disse à patroa para passar a circular pelo outro lado do passeio.

Colectâneas para todos!

2004/10/22

Mais uma iniciatica de louvar.

Biba camaradas de luta.

Atão não é que ainda não existia a Confraria da Leitão da Mealhada. Para os mais leigos de bós, que só tenham a segunda classe incompleta, é a assim...uma Confraria, é um bando de tipos porreiros que precisam de arranjar algo para dizerem a bicicleta lá em casa...que tem de ir ter com os amigos, para malhar um espumante tinto (neste caso!) e falar de gaijas e casas de meninas à bontade. Claro que tudo isto se passa em redor de uma boa mesa. Pois é, pelo bistos ainda não habia a Confraria do Leitão. Lacuna grave para as confrarias até agora. Podem berdes aqui como não bos estou a mentir. Quantos de nós bindos na auto-estrada A1 (Lisboa - Porto), que por acaso tem o mesmo nome da A1 (Porto-Lisboa), depois de um dia árduo nas obras, não parou na Mealhada para a bela da sandes de leitão e 7 Super Bock's (tirando o condutor que só bebe 6, porque a seguir bai conduzir!)...Ai, até se me bem o cheiro à boca!!! O pior depois, é os gases na carrinha Hiace! Enfim...a sandocha vale na mesma a pena, e lá se abre os bidros da Hiace...e siga para Bingo.

Amigos...comem e bebei, sempre com moderação.
Forte abraço, deste que tanto bos quer.

NECA, o confrade do Quinquilhas.


2004/10/21

Um Verdadeiro no Metro

Outro dia ia eu no Metro, quando avistei mais um Verdadeiro.
Apesar de ir numa carruagem diferente, cheirei-o de imediato. Aproximei-me para meter dois dedos de conversa, quando o avisto num dos mais preciosos rituais da cultura Popular Portuguesa: a recolha de cerume do ouvido.
Com a arte que poucos (infelizmente) dominam, o Verdadeiro lá tirou a cêra com a unhaca. Depois de a retirar olhou para ela - analisou a côr e o cheiro - e limpou nas calças.
Apesar de só isso ser suficiente para ver que se tratava de um verdadeiro Verdadeiro, as restantes características acabavam de pintar o quadro: camisa aberta até ao umbigo, pêlos no peito, fio com cruz, bigodaça, cabelo despenteado e ar desconfiado.
Ele há quem diga que se deve ter os ouvidos limpos, mas a cêra é natural e impede os ouvidos de ganharem infecções. Por isso, meus amigos, esqueçam essas manias dos cotonetes e usem a unhaca, que assim só sai um bocado (excedente)!

Pataniscas e tinto!

2004/10/12

Monólogos de rua

Biba gente, tudo a rolar como a azeitona no prato vazio?
Hoje assisti a mais uma cena Popular Portuguesa. Tinha de atravessar a Rotunda da Boavista - estou a fazer um biscate na Casa da Música (pelos vistos ainda vou ter emprego durante muitos anos) - mas estava à espera que os carros passassem (com mais duas ou três pessoas), porque se lembraram de tirar uma das mais utilizadas passadeiras para peões, e não me apetecia andar muito - a outra passadeira ficava longe - quando um Verdadeiro indignado com a situação atira (bem alto): "Filha da puta!". As pessoas olharam para ele e ele continuou: "Paneleiros do caralho, pá!". O mote estava dado. Continuou então o seu monólogo: "Tirarem daqui a passadeira...".
E eu fiquei a apreciar a cena. Sem dúvida estava na presença de um Verdadeiro, um hóme que tem a coragem de falar alto e bom som (numa altura em que se fala de censura) aquilo que lhe vai na alma - e em português correctíssimo!
Lá conseguimos atravessar para a rotunda - pensava que a cena tinha terminado (vós também, não?) - quando de repente o Verdadeiro puxa a perna atrás e enfia um valente pontapé num pequeno ramo que estava caído no chão. Completou o quadro com um "SE!" (esqueceu-se do "DA-") e lá foi resmungando baixinho até o perder de vista.
Se ele em vez do ramo tivesse visto o Rui Rio é que ia ser bonito...

Pataniscas e tinto!

2004/10/09

Regresso às aulas...

Aaaooooouuuuuu!!!!

Atão?
Já devem ter lido (aqueles que de vocês sabe lêr) que eu e o Neca regressamos às aulas.
Mas ao contrário do que ele diz, nós andamos a tirar um curso de formação: "Higiene e Segurança no Trabalho". O patrão obriga, para podermos subir de categoria: de trolha de 3ª para trolha de 2ª. Qualquer dia, chegaremos ao topo e já podemos ter o nosso próprio moço da massa.

Mas não percebo para que serve este curso. Nós já temos as nossas próprias regras: nunca colocamos o pé em cima de uma telha, mas sim nas vigas que as seguram e lavamos as mãos no bidão de 100 litros de água, no fim do dia de trabalho, para tirar o cimento. Não faz falta qualquer curso. O Cerqueira no outro dia caiu do andaime e em troca recebeu uma perna partida e seis meses de férias pagas.... sortudo.

Pois bem... aproveitei o feriado, acordei, lavei os sovacos, vesti o meu fato de treino, os meus sapatos belas e lá fui eu para o hipermercado, em busca das promoções do Regresso às Aulas...
Lápis, afias, compassos, capas, esquadros, canetas de feltro, cadernos e uma mochila do Homem-Aranha.. tudo muito bonito e que há em grandes quantidades, mas eu só comprei uma caneta.

Se ela funcionar....prometo que regresso a contar coisas das aulas....

Abraços!

2004/10/07

Primeira Aula da Universidade Senior

Atão rapaziada, tá tudo bem? Estou a escrever da primeira aula para acabar a 4ª classe em regime pós-baldes de massa. Atão não é que o Mene também anda a acabar a 4ª classe. Eu pelo menos tenho a 2 classe completa, ele disistiu logo na 1ª classe. Encontramo-nos na escola, logo depois dele ter estacionado o Ford Capri, e eu o Renault 5. Acabamos assantados na última fila da sala. Tenho a dizer-vos que depois de um dia a carregar baldes de massa...isto custa.
Agora em relação ao prof. B.D. (Boas Dicções), não é que o professor me faz lembrar aquele em Braga, o JJ! :) Mas, o professor só nos diz, quando não sabeis, perguntem ao R. Se por acaso algum de vós conhece o R, lembrem-se de me apresentar ao Mene e a mim, o Neca.
Rapaziada, a sorte é que eu e o Mene, aproveitamos para ir à cantina do Cifrões...e vimos lá na cantina...dois daquele bundões formato que a gente lá no Quinquilhas gosta! Senão era isso...ai jasus, isto das aulas à noite tinha custado ainda mais!

Bom rapaziada...bou tomar atenção ao resto da aula do TiGama.
Bons tintos para bós, enquanto eu e o Mene estamos aqui na escola.

A experiência vale mais que dois copos de tinto...

(Ainda assim, prefiro os dois copos de tinto)
Biba minha gente, tá tudo numa broa? (eh eh, o Méne é que gosta desta piada)
Durante as minhas vacances fui à Nazaré - sim, é verdade que desta vez me excedi, mas uma vez não são vezes! - e assisti a mais uma cena que enche de orgulho o peito peludo de um Popular Português.
Estava eu a beber uns finos numa esplanada, enquanto a patroa dava de comer à catraia, quando vejo um grupo de quatro homens - potenciais Verdadeiros - a aproximar-se. Vinham ao longo do passeio, quando três deles - os mais novos - viram para a porta do tasco onde eu estava. O mais velho parou no meio do passeio a olhar para os outros e atira: "Atão?", ao que eles respondem: "Vamos beber!". Ele olhou para eles com aquele ar de quem sente que algo passou da sua geração para a seguinte e rematou com um "Óh porra! Vamos lá!". E rapidamente entrou no tasco.
Em homenagem a esta cena, pedi mais um fino... por cada um dos participantes (incluindo os figurantes, que iam a passar na rua).

Pataniscas e tinto!