O Ponto de encontro dos Verdadeiros!

2004/11/09

Desabafos de rua

Ora viva, minha gente! Andais bons?
Eu depois dos três secos que demos ontem à lagartagem até estou mais bem disposto!
Mas o que me traz aqui à tasca hoje é mais uma daquelas cenas caricatas a que se assiste na rua.
Vinha eu para o emprego (que isso de ter "trabalho" não interessa a ninguém) quando na minha direcção vinha um Verdadeiro a esbracejar. Pensei logo "lá vamos ter molho" e comecei a arregaçar as mangas quando ele se chega aos berros. Só então percebi o que dizia "A melhor coisa que Deus inventou foram as mulheres!". Ao reparar melhor, percebi que ao lado dele estavam 5 ou 6 mulheres, que acharam uma certa graça aos dizeres do Verdadeiro.
Mais uma lição da vida... mais uma forma de agradar ao mulherio.
Ainda assim, se fosse eu, diria: "A melhor coisa que Deus inventou foram as mulheres, as pataniscas e o tinto!

Pataniscas e tinto (e mulheres, vá...)!

2004/11/03

Andar na zona

Biba minha gente! Estais bons, carago?
Eu estou com uma azia danada... depois de um tal jogo do FCP com os cámones de Paris... O raça do açoreano bem que podia pegar na mala de cartão e passar-se ao carais! Mas adiante...
Estava no outro dia numa amena cavaqueira com a madrinha da minha patroa - enquanto despejava uma caneca de cerveja - quando ela, a falar da filha, me diz: "A Lila era para vir, mas ontem andou na zona até às tantas... sabeis como é!".
Andar na zona... hà quanto tempo não ouvia esta expressão! O pessoal novo sai à noite, mas agora usam outras expressões para isso. "Andar na zona!"
Gente, um abraço!

Pataniscas e tinto!

2004/10/31

Café popular

Eh cambada, cá estou outra vez com mais um episódio popular. Este passou-se naquelas coisas modernas onde a gente agora gosta de ir ao domingo, o "CHOPINGUE"!
Pois lá fui eu, depois de vestir as calças do fato de treino, para tomar o meu café habitual depois de almoço. Só não fui à tasca ali ao lado de casa porque, como ando mal dos intestinos, precisava de um pouco mais de espaço para largar umas farpas tão discretas (mas sempre pouco!) quanto possível.
Enquanto esperava a minha vez na fila para ser servido, um outro popular, denunciado pela proeminência da sua barriga, aborda-se também do balcão para ser atendido. Pelo sotaque era brasileiro. Afinal lá também os há, quanto mais não fosse só de barriga. Julgava eu...
Segue-se o seguinte diálogo:
- (sotaque abrasileirado) Menina, eu queria um café normal e um café com bagaço.
- (a medo) Bagaço?... Bagaço... não temos.
- (surpresa) NÃO TEM?!

Ora aí está meus amigos! A prova provada de duas coisas:
  1. Nem só em Portugal, se bebe o café com "cheirinho".
  2. Os populares estão por todo o mundo.
A verdadeira questão que subsiste é: Se o "Chopingue" é abundamente frequentado por nós populares, em calças de fato de treino, ao domingo, porque raio os cafés não têm bagaço para o "cheirinho"?

Bagaços para todos!

2004/10/29

Piropos

Atão, pessoal? Como andais? Cá o Nel anda a moirar duma maneira que até doi. Por isso não me tendes visto aqui pela tasca. Mas hoje lá fugi da vista do patrão para vos contar isto que me aconteceu.
Cheguei eu a casa noutro dia e abanquei sossegado no sofá para ler o jornal. A patroa, enquanto me trazia os chinelos, vira-se para mim e diz: "Ó homem, aqueles borrachões da tasca ali ao lado atiraram um piropo a mim e às minhas amigas!". E eu: "O quê?! Mas que é isso? E o que é que eles vos disseram?". E aqui, meus amigos, ouvi uma coisa nunca antes ouvida. O piropo do popular foi:
Ó flores... Vai uma colectânea?
Eu fiquei sem palavras. Mesmo sem perceber bem o que o popular queria dizer (mas desconfio!) tenho a certeza que há ali escondida uma mensagem com um sentimento muito profundo.
Em todo o caso disse à patroa para passar a circular pelo outro lado do passeio.

Colectâneas para todos!

2004/10/22

Mais uma iniciatica de louvar.

Biba camaradas de luta.

Atão não é que ainda não existia a Confraria da Leitão da Mealhada. Para os mais leigos de bós, que só tenham a segunda classe incompleta, é a assim...uma Confraria, é um bando de tipos porreiros que precisam de arranjar algo para dizerem a bicicleta lá em casa...que tem de ir ter com os amigos, para malhar um espumante tinto (neste caso!) e falar de gaijas e casas de meninas à bontade. Claro que tudo isto se passa em redor de uma boa mesa. Pois é, pelo bistos ainda não habia a Confraria do Leitão. Lacuna grave para as confrarias até agora. Podem berdes aqui como não bos estou a mentir. Quantos de nós bindos na auto-estrada A1 (Lisboa - Porto), que por acaso tem o mesmo nome da A1 (Porto-Lisboa), depois de um dia árduo nas obras, não parou na Mealhada para a bela da sandes de leitão e 7 Super Bock's (tirando o condutor que só bebe 6, porque a seguir bai conduzir!)...Ai, até se me bem o cheiro à boca!!! O pior depois, é os gases na carrinha Hiace! Enfim...a sandocha vale na mesma a pena, e lá se abre os bidros da Hiace...e siga para Bingo.

Amigos...comem e bebei, sempre com moderação.
Forte abraço, deste que tanto bos quer.

NECA, o confrade do Quinquilhas.


2004/10/21

Um Verdadeiro no Metro

Outro dia ia eu no Metro, quando avistei mais um Verdadeiro.
Apesar de ir numa carruagem diferente, cheirei-o de imediato. Aproximei-me para meter dois dedos de conversa, quando o avisto num dos mais preciosos rituais da cultura Popular Portuguesa: a recolha de cerume do ouvido.
Com a arte que poucos (infelizmente) dominam, o Verdadeiro lá tirou a cêra com a unhaca. Depois de a retirar olhou para ela - analisou a côr e o cheiro - e limpou nas calças.
Apesar de só isso ser suficiente para ver que se tratava de um verdadeiro Verdadeiro, as restantes características acabavam de pintar o quadro: camisa aberta até ao umbigo, pêlos no peito, fio com cruz, bigodaça, cabelo despenteado e ar desconfiado.
Ele há quem diga que se deve ter os ouvidos limpos, mas a cêra é natural e impede os ouvidos de ganharem infecções. Por isso, meus amigos, esqueçam essas manias dos cotonetes e usem a unhaca, que assim só sai um bocado (excedente)!

Pataniscas e tinto!

2004/10/12

Monólogos de rua

Biba gente, tudo a rolar como a azeitona no prato vazio?
Hoje assisti a mais uma cena Popular Portuguesa. Tinha de atravessar a Rotunda da Boavista - estou a fazer um biscate na Casa da Música (pelos vistos ainda vou ter emprego durante muitos anos) - mas estava à espera que os carros passassem (com mais duas ou três pessoas), porque se lembraram de tirar uma das mais utilizadas passadeiras para peões, e não me apetecia andar muito - a outra passadeira ficava longe - quando um Verdadeiro indignado com a situação atira (bem alto): "Filha da puta!". As pessoas olharam para ele e ele continuou: "Paneleiros do caralho, pá!". O mote estava dado. Continuou então o seu monólogo: "Tirarem daqui a passadeira...".
E eu fiquei a apreciar a cena. Sem dúvida estava na presença de um Verdadeiro, um hóme que tem a coragem de falar alto e bom som (numa altura em que se fala de censura) aquilo que lhe vai na alma - e em português correctíssimo!
Lá conseguimos atravessar para a rotunda - pensava que a cena tinha terminado (vós também, não?) - quando de repente o Verdadeiro puxa a perna atrás e enfia um valente pontapé num pequeno ramo que estava caído no chão. Completou o quadro com um "SE!" (esqueceu-se do "DA-") e lá foi resmungando baixinho até o perder de vista.
Se ele em vez do ramo tivesse visto o Rui Rio é que ia ser bonito...

Pataniscas e tinto!

2004/10/09

Regresso às aulas...

Aaaooooouuuuuu!!!!

Atão?
Já devem ter lido (aqueles que de vocês sabe lêr) que eu e o Neca regressamos às aulas.
Mas ao contrário do que ele diz, nós andamos a tirar um curso de formação: "Higiene e Segurança no Trabalho". O patrão obriga, para podermos subir de categoria: de trolha de 3ª para trolha de 2ª. Qualquer dia, chegaremos ao topo e já podemos ter o nosso próprio moço da massa.

Mas não percebo para que serve este curso. Nós já temos as nossas próprias regras: nunca colocamos o pé em cima de uma telha, mas sim nas vigas que as seguram e lavamos as mãos no bidão de 100 litros de água, no fim do dia de trabalho, para tirar o cimento. Não faz falta qualquer curso. O Cerqueira no outro dia caiu do andaime e em troca recebeu uma perna partida e seis meses de férias pagas.... sortudo.

Pois bem... aproveitei o feriado, acordei, lavei os sovacos, vesti o meu fato de treino, os meus sapatos belas e lá fui eu para o hipermercado, em busca das promoções do Regresso às Aulas...
Lápis, afias, compassos, capas, esquadros, canetas de feltro, cadernos e uma mochila do Homem-Aranha.. tudo muito bonito e que há em grandes quantidades, mas eu só comprei uma caneta.

Se ela funcionar....prometo que regresso a contar coisas das aulas....

Abraços!

2004/10/07

Primeira Aula da Universidade Senior

Atão rapaziada, tá tudo bem? Estou a escrever da primeira aula para acabar a 4ª classe em regime pós-baldes de massa. Atão não é que o Mene também anda a acabar a 4ª classe. Eu pelo menos tenho a 2 classe completa, ele disistiu logo na 1ª classe. Encontramo-nos na escola, logo depois dele ter estacionado o Ford Capri, e eu o Renault 5. Acabamos assantados na última fila da sala. Tenho a dizer-vos que depois de um dia a carregar baldes de massa...isto custa.
Agora em relação ao prof. B.D. (Boas Dicções), não é que o professor me faz lembrar aquele em Braga, o JJ! :) Mas, o professor só nos diz, quando não sabeis, perguntem ao R. Se por acaso algum de vós conhece o R, lembrem-se de me apresentar ao Mene e a mim, o Neca.
Rapaziada, a sorte é que eu e o Mene, aproveitamos para ir à cantina do Cifrões...e vimos lá na cantina...dois daquele bundões formato que a gente lá no Quinquilhas gosta! Senão era isso...ai jasus, isto das aulas à noite tinha custado ainda mais!

Bom rapaziada...bou tomar atenção ao resto da aula do TiGama.
Bons tintos para bós, enquanto eu e o Mene estamos aqui na escola.

A experiência vale mais que dois copos de tinto...

(Ainda assim, prefiro os dois copos de tinto)
Biba minha gente, tá tudo numa broa? (eh eh, o Méne é que gosta desta piada)
Durante as minhas vacances fui à Nazaré - sim, é verdade que desta vez me excedi, mas uma vez não são vezes! - e assisti a mais uma cena que enche de orgulho o peito peludo de um Popular Português.
Estava eu a beber uns finos numa esplanada, enquanto a patroa dava de comer à catraia, quando vejo um grupo de quatro homens - potenciais Verdadeiros - a aproximar-se. Vinham ao longo do passeio, quando três deles - os mais novos - viram para a porta do tasco onde eu estava. O mais velho parou no meio do passeio a olhar para os outros e atira: "Atão?", ao que eles respondem: "Vamos beber!". Ele olhou para eles com aquele ar de quem sente que algo passou da sua geração para a seguinte e rematou com um "Óh porra! Vamos lá!". E rapidamente entrou no tasco.
Em homenagem a esta cena, pedi mais um fino... por cada um dos participantes (incluindo os figurantes, que iam a passar na rua).

Pataniscas e tinto!

2004/09/29

Um Verdadeiro em Aveiro

Atão gentes, andais bem? Eu cá vou andando, com a vida que Deus me deu (ando é um bocado à rasca das cruzes - deve ser do tempo - mas não é nada que um copo de bagaço não cure).
Bom, mas vamos ao que interessa! Eis que foi descoberto mais um Verdadeiro em Aveiro (terra Natal de 3 PPs: Tóne, Neca e Nando).
Aqui há uns três dias, uns pescadores, ao passar numa das pontes sobre a Ria de Aveiro, repararam que estava estacionado na ponte um automóvel com as portas abertas. Rapidamente (com a ajuda de uns bagaços - digo eu) deduziram que o condutor se tinha atirado abaixo da ponte. Vai de chamar os bombeiros, toda a gente a procurar o corpo do homem e, eis senão quando, o Verdadeiro aparece. E aparece como? Vindo de uma tasca, com uma carraspana de fazer inveja ao Tó Mané! Mai nada! É Verdadeiro! Vinha de carro, ficou com sede e de imediato parou o carro e foi a correr para a tasca mais próxima.
Verdadeiro de Aveiro, se está a ler esta posta, responde! Ficamos à tua espera!

Pataniscas e tinto!

2004/09/21

Poesia ao Vinho

Ao ler um pasquim de hà quinze dias, encontrei esta poesia:

Ah, o vinho!
Quanto já foi dito...
O que já foi escrito...
Quanto já foi bebido,
O que já foi derramado.
Sempre vinho
O líquido divino,
Que não pode faltar
Na mesa sagrada...
Se quem sabe beber
Uma boa poesia...
Enchendo taças,
Esvaziando garrafas,
Esvaziando taças,
Enchendo corações
com sua cor e seu calor,
com seu sabor e sem pudor,
Para amantes deliciarem,
Suarem e sobrarem.
Ah, o vinho!
Esse líquido vermelho,
Quente e divino!
Tim, tim!

(Leni Chiarello Ziliotto, do livro Metamorfose)

Pataniscas e tinto!


2004/09/18

Parvoíce do Dia

Aaaoooouuuuu!!!!

Estava eu, pela manhã, à espera da carrinha que me transportaria para junto da minha pá de massa (que coincide com uma paragem da carreira das oito - o local, não a pá), quando se aproxima um gajo.
Passados 24 segundos, pega no telemóvel, carrega nalgumas teclas e fala:
- Tou??? É o Armindo? Olhe, daqui é o senhor de %&&&//()/&% (caracteres ilegíveis colocados propositadamente para não denunciar o local da acção). Olhe.... eu estava a ligar-lhe para saber das referências???
- (qualquer coisa do outro lado)
- Sim.. então é um A, um B... espere... um B de Boi ou um B de Baca?
- (qualquer coisa do outro lado)
- Ahhh.. B de Baca, sim... um T, um Rê e um Lê. Prontos.. Olhe, obrigado e desculpe.
Desliga.

O bom português.

A gente se por aí!

2004/09/16

Pataniscas e tinto

Cambada, hoje nem digo mai'nada sem ser isto. Já somos uma referências nas Pataniscas e Tinto!
Inde lá àquela coisa de encontrar as páginas e procurai por "pataniscas e tinto". Vá... eu ajudo:

Ir à coisa de encontrar as páginas e procurar "pataniscas e tinto"

E adivinhai agora qual é o primeiro resultado? Qual é o único resultado? Somos nós carago! É verdade que às vezes a coisa vareia mas nos dias bons somos sempre os primeiros.

Pataniscas e tinto para todos!

2004/09/14

Auto-posta

Não, não há erros no título. É mesmo auto-posta. Podia ser auto-pista, auto-pasta ou auto-pusta (o que quer que isso seja). Mas não, é uma auto-posta! E porquê? - perguntais vós. E eu respondo. Porque vou falar da minha própria pessoa... ou melhor de algo relacionado.Então não é que a tecnologia está tão avançada que já fazem aparelhos personalizados? - estais confundidos? Então eu explico.No outro dia comprei um automóvel para a patroa. "Estás rico, Tóne?", "Agora deu-te para as modernices?", "Emborrachaste-te e decidiste gastar dinheiro?" Calma, carago! Eu já respondo! Não foram modernices... assim a patroa chega mais cedo a casa e tenho a casa limpa e a comida feita mais cedo! Valeu a pena o investimento, digo-vos.Bem, mas entro eu no automóvel, vou para ligar o rádio na "Rádio Matosinhos" e que é que vejo? Que o auto-rádio é personalizado! Lá estava ele, um dos meus sonhos de menino. Um auto-rádio personalizável com um botão "Tone". Maravilha! Carrego no botão e o rádio começa a tocar as minhas músicas preferidas!Mais tarde na tasca do Quinquilhas ia fazer um telefonema (telemóveis são coisas de rôto) e vejo que o Quinquilhas - grande homem - me decidiu homenagear ao colocar um botão no telefone para o personalizar para mim "Tone".Quero ver o que diz o To Mane quando ouvir esta!

Pataniscas e tinto!!!

PS: Para quando um pipo com um botão "Tone"?

Com moderação!

Olá, cambada! Hoje venho só contar-vos uma piquena coisa que testemunhei ontem e que alegrou logo o meu início de semana.
Ontem, segunda-feira dia aziago, depois de chegar ao trabalho, lá me arrastei todo remeloso até ao café da esquina. Não há nada como um café bem preto para ligar a máquina logo de manhã. Ou pelo menos julgava eu... Enquanto tentava acordar, outro popular aborda-se do balcão e sai-se com "Um Martini com cerveja, fachabor. Em copo pequeno!" Ora toma! Até fiquei envergonhado enquanto bebia o café e o popular, esse sim verdadeiramente "verdadeiro", bebia o seu Martini com cerveja. Em copo pequeno, pois claro, que estas coisas devem ser sempre com moderação. Aliás como recomendado pelo slogan: "Seja responsável. Beba com moderação."
E se para este popular o Martini com cerveja é o que lhe põe o realejo a funcionar logo de manhã, quem somos nós para duvidar. E diria mesmo mais, quem somos nós para não seguir o seu exemplo. Já vos estou a ver, amanhã:
Um Martini com cerveja, fachabor. Em copo pequeno!
Sempre com moderação, não vos esqueceis!

2004/09/13

Ginásio

Eh, cambada! Atão? Tá tudo convosco? Essas férias? Fostes para o Algarve, para variar? Eheheh... Cá o Nel não se safou. Ficou em casa a ver chover e mal viu a cor da praia. O que vale é que antes das férias comprei o último album do Marco Paulo, "Ouro e Platina" (albúm duplo!) com todos os sucessos que foram... ouro e platina. Sempre deu para matar o tempo a recordar músicas como "Eu tenho dois amores", "Joana" e o grande, grande "Ninguém, ninguém" todas, claro, do tempo da cabeleira farta encaracolada. Mas não é disso que eu vos quero falar.
Como já reparastes pelo título vou-vos falar do Ginásio. E pensais vós: "Ó Nel, tu não me digas que foste para uma coisa dessas abichanada para perder BARRIGA?!" E eu digo-vos mais: fui mesmo! Mas calma aí que há uma boa justificação para tudo.
Não sei se já reparastes que as catraias gostam de homem que vai ao ginásio (mesmo que os resultados não se notem). Não sei porquê acham isso mais másculo do que ir até ao Quinquilhas mandar abaixo uns copos de verde de pressão, acompanhados de uns bolinhos de bacalhau. Mulheres, vá-se lá perceber!
Em todo o caso, cá o Nel teve que procurar um ginásio para homem. Esta tarefa é por si só um verdadeiro exercício. Só se vê ginásio para rotos agora, com banhos perfumados e porras! Eu quero sair de lá é a cheirar a cavalo, porra!, não quero sair a cheirar a aloe vera ou pétalas de jasmim. Da-se!
Lá acabei por encontrar um ginásio para homem, como convém, onde se levanta ferro e se anda de cava. Para duros. Com a vantagem extra de também ter aquelas coisas que as gajas gostam como aeróbicas e body "isto" e body "aquilo". Vantagem extra para os machos do ferro, claro! Que a gente lá vai regalando as vistas a vê-las passar para cima e para baixo aos saltos. Eheh... Malucas!
Cambada, experimentai uma coisa destas que ides gostar. E depois já sabeis, é só andar para trás e para à frente (barriga para dentro, peito para fora) a fazer ronha (sim, que exercício cansa), vê-las passar aos saltos e no fim uma corridinha para o cheirinho a cavalo (nada de banhos no fim!). A vossa patroa (e quem sabe que mais catraias) vai ficar maluca com as feromonas todas que vocêzes vão lançar no ar.

2004/09/08

Óspois das vacanças

Viva gente!
Depois das merecidas férias - andava farto de coçá-los - ei-me de volta!
E de volta com mais uma posta emotiva. Que grande alegria a patroa me deu ontem à noite! - calma, não é do que estais a pensar! Respeito! Então não é que a minha própria patroa foi ao cabeleireiro da Ágata? Olé! Nem mais! E veio de lá uma "Verdadeira"! Para além de ter lido a Caras, ainda me contou como vão ser os episódios desta semana do "Chocolate com Pimenta" e da "Celebridade". Não que eu veja as telenovelas ou tenha algum interesse no assunto, claro!
Que bela maneira de começar mais uma de coça, digo, de trabalho!
Estamos de volta, e isso é que interessa!
Pataniscas e tinto!

2004/08/27

Chamada!

Aaaooouuuuu!!!

Pessoal.... tá tudo bem, não se preocupem!!

Bifes.............


2004/08/11

Futebol na lama

Viva rapaziada!
Raios, que isto do Agosto dá cabo das postas do pessoal.
Hoje pósto para vos dizer que finalmente alguém decidiu organizar uma competição como deve ser. Calma, o "pesca-a-moela" e o "engole-litros-de-golada" ficam para o Popular Português organizar.
Falo-vos de Futebol na Lama. Lesteis bem... futebol... na lama! Que é o nós, populares portugueses fazemos no Inverno depois de sair do Quinquilhas. A ramada costuma ser tal, que saimos para o meio da chuva, a jogar com as meias no Nel a fazer de bola.
A inciativa tem lugar nos próximos dias 14 e 15, no lugar da Várzea, em Canedo.
Aparecei para beber uns copos!
Pataniscas e tinto!

PS: Isto da lama tem futuro... há quem ponha na cara por fazer bem, mas eu gosto mesmo é de ver as catraias a lutar na lama!