O Ponto de encontro dos Verdadeiros!

2004/10/07

Primeira Aula da Universidade Senior

Atão rapaziada, tá tudo bem? Estou a escrever da primeira aula para acabar a 4ª classe em regime pós-baldes de massa. Atão não é que o Mene também anda a acabar a 4ª classe. Eu pelo menos tenho a 2 classe completa, ele disistiu logo na 1ª classe. Encontramo-nos na escola, logo depois dele ter estacionado o Ford Capri, e eu o Renault 5. Acabamos assantados na última fila da sala. Tenho a dizer-vos que depois de um dia a carregar baldes de massa...isto custa.
Agora em relação ao prof. B.D. (Boas Dicções), não é que o professor me faz lembrar aquele em Braga, o JJ! :) Mas, o professor só nos diz, quando não sabeis, perguntem ao R. Se por acaso algum de vós conhece o R, lembrem-se de me apresentar ao Mene e a mim, o Neca.
Rapaziada, a sorte é que eu e o Mene, aproveitamos para ir à cantina do Cifrões...e vimos lá na cantina...dois daquele bundões formato que a gente lá no Quinquilhas gosta! Senão era isso...ai jasus, isto das aulas à noite tinha custado ainda mais!

Bom rapaziada...bou tomar atenção ao resto da aula do TiGama.
Bons tintos para bós, enquanto eu e o Mene estamos aqui na escola.

A experiência vale mais que dois copos de tinto...

(Ainda assim, prefiro os dois copos de tinto)
Biba minha gente, tá tudo numa broa? (eh eh, o Méne é que gosta desta piada)
Durante as minhas vacances fui à Nazaré - sim, é verdade que desta vez me excedi, mas uma vez não são vezes! - e assisti a mais uma cena que enche de orgulho o peito peludo de um Popular Português.
Estava eu a beber uns finos numa esplanada, enquanto a patroa dava de comer à catraia, quando vejo um grupo de quatro homens - potenciais Verdadeiros - a aproximar-se. Vinham ao longo do passeio, quando três deles - os mais novos - viram para a porta do tasco onde eu estava. O mais velho parou no meio do passeio a olhar para os outros e atira: "Atão?", ao que eles respondem: "Vamos beber!". Ele olhou para eles com aquele ar de quem sente que algo passou da sua geração para a seguinte e rematou com um "Óh porra! Vamos lá!". E rapidamente entrou no tasco.
Em homenagem a esta cena, pedi mais um fino... por cada um dos participantes (incluindo os figurantes, que iam a passar na rua).

Pataniscas e tinto!

2004/09/29

Um Verdadeiro em Aveiro

Atão gentes, andais bem? Eu cá vou andando, com a vida que Deus me deu (ando é um bocado à rasca das cruzes - deve ser do tempo - mas não é nada que um copo de bagaço não cure).
Bom, mas vamos ao que interessa! Eis que foi descoberto mais um Verdadeiro em Aveiro (terra Natal de 3 PPs: Tóne, Neca e Nando).
Aqui há uns três dias, uns pescadores, ao passar numa das pontes sobre a Ria de Aveiro, repararam que estava estacionado na ponte um automóvel com as portas abertas. Rapidamente (com a ajuda de uns bagaços - digo eu) deduziram que o condutor se tinha atirado abaixo da ponte. Vai de chamar os bombeiros, toda a gente a procurar o corpo do homem e, eis senão quando, o Verdadeiro aparece. E aparece como? Vindo de uma tasca, com uma carraspana de fazer inveja ao Tó Mané! Mai nada! É Verdadeiro! Vinha de carro, ficou com sede e de imediato parou o carro e foi a correr para a tasca mais próxima.
Verdadeiro de Aveiro, se está a ler esta posta, responde! Ficamos à tua espera!

Pataniscas e tinto!

2004/09/21

Poesia ao Vinho

Ao ler um pasquim de hà quinze dias, encontrei esta poesia:

Ah, o vinho!
Quanto já foi dito...
O que já foi escrito...
Quanto já foi bebido,
O que já foi derramado.
Sempre vinho
O líquido divino,
Que não pode faltar
Na mesa sagrada...
Se quem sabe beber
Uma boa poesia...
Enchendo taças,
Esvaziando garrafas,
Esvaziando taças,
Enchendo corações
com sua cor e seu calor,
com seu sabor e sem pudor,
Para amantes deliciarem,
Suarem e sobrarem.
Ah, o vinho!
Esse líquido vermelho,
Quente e divino!
Tim, tim!

(Leni Chiarello Ziliotto, do livro Metamorfose)

Pataniscas e tinto!


2004/09/18

Parvoíce do Dia

Aaaoooouuuuu!!!!

Estava eu, pela manhã, à espera da carrinha que me transportaria para junto da minha pá de massa (que coincide com uma paragem da carreira das oito - o local, não a pá), quando se aproxima um gajo.
Passados 24 segundos, pega no telemóvel, carrega nalgumas teclas e fala:
- Tou??? É o Armindo? Olhe, daqui é o senhor de %&&&//()/&% (caracteres ilegíveis colocados propositadamente para não denunciar o local da acção). Olhe.... eu estava a ligar-lhe para saber das referências???
- (qualquer coisa do outro lado)
- Sim.. então é um A, um B... espere... um B de Boi ou um B de Baca?
- (qualquer coisa do outro lado)
- Ahhh.. B de Baca, sim... um T, um Rê e um Lê. Prontos.. Olhe, obrigado e desculpe.
Desliga.

O bom português.

A gente se por aí!

2004/09/16

Pataniscas e tinto

Cambada, hoje nem digo mai'nada sem ser isto. Já somos uma referências nas Pataniscas e Tinto!
Inde lá àquela coisa de encontrar as páginas e procurai por "pataniscas e tinto". Vá... eu ajudo:

Ir à coisa de encontrar as páginas e procurar "pataniscas e tinto"

E adivinhai agora qual é o primeiro resultado? Qual é o único resultado? Somos nós carago! É verdade que às vezes a coisa vareia mas nos dias bons somos sempre os primeiros.

Pataniscas e tinto para todos!

2004/09/14

Auto-posta

Não, não há erros no título. É mesmo auto-posta. Podia ser auto-pista, auto-pasta ou auto-pusta (o que quer que isso seja). Mas não, é uma auto-posta! E porquê? - perguntais vós. E eu respondo. Porque vou falar da minha própria pessoa... ou melhor de algo relacionado.Então não é que a tecnologia está tão avançada que já fazem aparelhos personalizados? - estais confundidos? Então eu explico.No outro dia comprei um automóvel para a patroa. "Estás rico, Tóne?", "Agora deu-te para as modernices?", "Emborrachaste-te e decidiste gastar dinheiro?" Calma, carago! Eu já respondo! Não foram modernices... assim a patroa chega mais cedo a casa e tenho a casa limpa e a comida feita mais cedo! Valeu a pena o investimento, digo-vos.Bem, mas entro eu no automóvel, vou para ligar o rádio na "Rádio Matosinhos" e que é que vejo? Que o auto-rádio é personalizado! Lá estava ele, um dos meus sonhos de menino. Um auto-rádio personalizável com um botão "Tone". Maravilha! Carrego no botão e o rádio começa a tocar as minhas músicas preferidas!Mais tarde na tasca do Quinquilhas ia fazer um telefonema (telemóveis são coisas de rôto) e vejo que o Quinquilhas - grande homem - me decidiu homenagear ao colocar um botão no telefone para o personalizar para mim "Tone".Quero ver o que diz o To Mane quando ouvir esta!

Pataniscas e tinto!!!

PS: Para quando um pipo com um botão "Tone"?

Com moderação!

Olá, cambada! Hoje venho só contar-vos uma piquena coisa que testemunhei ontem e que alegrou logo o meu início de semana.
Ontem, segunda-feira dia aziago, depois de chegar ao trabalho, lá me arrastei todo remeloso até ao café da esquina. Não há nada como um café bem preto para ligar a máquina logo de manhã. Ou pelo menos julgava eu... Enquanto tentava acordar, outro popular aborda-se do balcão e sai-se com "Um Martini com cerveja, fachabor. Em copo pequeno!" Ora toma! Até fiquei envergonhado enquanto bebia o café e o popular, esse sim verdadeiramente "verdadeiro", bebia o seu Martini com cerveja. Em copo pequeno, pois claro, que estas coisas devem ser sempre com moderação. Aliás como recomendado pelo slogan: "Seja responsável. Beba com moderação."
E se para este popular o Martini com cerveja é o que lhe põe o realejo a funcionar logo de manhã, quem somos nós para duvidar. E diria mesmo mais, quem somos nós para não seguir o seu exemplo. Já vos estou a ver, amanhã:
Um Martini com cerveja, fachabor. Em copo pequeno!
Sempre com moderação, não vos esqueceis!

2004/09/13

Ginásio

Eh, cambada! Atão? Tá tudo convosco? Essas férias? Fostes para o Algarve, para variar? Eheheh... Cá o Nel não se safou. Ficou em casa a ver chover e mal viu a cor da praia. O que vale é que antes das férias comprei o último album do Marco Paulo, "Ouro e Platina" (albúm duplo!) com todos os sucessos que foram... ouro e platina. Sempre deu para matar o tempo a recordar músicas como "Eu tenho dois amores", "Joana" e o grande, grande "Ninguém, ninguém" todas, claro, do tempo da cabeleira farta encaracolada. Mas não é disso que eu vos quero falar.
Como já reparastes pelo título vou-vos falar do Ginásio. E pensais vós: "Ó Nel, tu não me digas que foste para uma coisa dessas abichanada para perder BARRIGA?!" E eu digo-vos mais: fui mesmo! Mas calma aí que há uma boa justificação para tudo.
Não sei se já reparastes que as catraias gostam de homem que vai ao ginásio (mesmo que os resultados não se notem). Não sei porquê acham isso mais másculo do que ir até ao Quinquilhas mandar abaixo uns copos de verde de pressão, acompanhados de uns bolinhos de bacalhau. Mulheres, vá-se lá perceber!
Em todo o caso, cá o Nel teve que procurar um ginásio para homem. Esta tarefa é por si só um verdadeiro exercício. Só se vê ginásio para rotos agora, com banhos perfumados e porras! Eu quero sair de lá é a cheirar a cavalo, porra!, não quero sair a cheirar a aloe vera ou pétalas de jasmim. Da-se!
Lá acabei por encontrar um ginásio para homem, como convém, onde se levanta ferro e se anda de cava. Para duros. Com a vantagem extra de também ter aquelas coisas que as gajas gostam como aeróbicas e body "isto" e body "aquilo". Vantagem extra para os machos do ferro, claro! Que a gente lá vai regalando as vistas a vê-las passar para cima e para baixo aos saltos. Eheh... Malucas!
Cambada, experimentai uma coisa destas que ides gostar. E depois já sabeis, é só andar para trás e para à frente (barriga para dentro, peito para fora) a fazer ronha (sim, que exercício cansa), vê-las passar aos saltos e no fim uma corridinha para o cheirinho a cavalo (nada de banhos no fim!). A vossa patroa (e quem sabe que mais catraias) vai ficar maluca com as feromonas todas que vocêzes vão lançar no ar.

2004/09/08

Óspois das vacanças

Viva gente!
Depois das merecidas férias - andava farto de coçá-los - ei-me de volta!
E de volta com mais uma posta emotiva. Que grande alegria a patroa me deu ontem à noite! - calma, não é do que estais a pensar! Respeito! Então não é que a minha própria patroa foi ao cabeleireiro da Ágata? Olé! Nem mais! E veio de lá uma "Verdadeira"! Para além de ter lido a Caras, ainda me contou como vão ser os episódios desta semana do "Chocolate com Pimenta" e da "Celebridade". Não que eu veja as telenovelas ou tenha algum interesse no assunto, claro!
Que bela maneira de começar mais uma de coça, digo, de trabalho!
Estamos de volta, e isso é que interessa!
Pataniscas e tinto!

2004/08/27

Chamada!

Aaaooouuuuu!!!

Pessoal.... tá tudo bem, não se preocupem!!

Bifes.............


2004/08/11

Futebol na lama

Viva rapaziada!
Raios, que isto do Agosto dá cabo das postas do pessoal.
Hoje pósto para vos dizer que finalmente alguém decidiu organizar uma competição como deve ser. Calma, o "pesca-a-moela" e o "engole-litros-de-golada" ficam para o Popular Português organizar.
Falo-vos de Futebol na Lama. Lesteis bem... futebol... na lama! Que é o nós, populares portugueses fazemos no Inverno depois de sair do Quinquilhas. A ramada costuma ser tal, que saimos para o meio da chuva, a jogar com as meias no Nel a fazer de bola.
A inciativa tem lugar nos próximos dias 14 e 15, no lugar da Várzea, em Canedo.
Aparecei para beber uns copos!
Pataniscas e tinto!

PS: Isto da lama tem futuro... há quem ponha na cara por fazer bem, mas eu gosto mesmo é de ver as catraias a lutar na lama!

2004/08/02

Vacanças

Atão rapaziada? Tá tudo rijo? (escusais de responder)
Esta altura do ano dá-me sempre uma azia danada. Mas daquelas mesmo más, como quando, por engano, malhei um copo de água, a pensar que se tratava de bagaceira... andei três dias sem dormir. Tive de recorrer a uma receita antiga do meu bisavô... beber um copo de bagaço de meia em meia hora - felizmente passou ao fim de dois dias...
Mas a azia agora é outra. Em Agosto é sempre uma confusão danada cá na terra. Chegam os estranjas, acaba o sossego. Eu até gosto de rever a rapaziada, não gosto nada é da confusão... da-se!
Então o raio do putos metem uns nervos danados... chegam cá cheios de modernices, pensam que nós somos os parolos, e eles é que parecem umas árvores de Natal. Para verdes, no outro dia o filho do Nico chegou lá ao tasco com um brinco na sobrancelha. Ora isto é coisa de homem? Da-se! Nem de mulher é, caralho! Depois chegam com cabelos em pé, pintados, ferraduras em tudo o que é lado... a falar mal e porcamente português. Rais ma parta, gente.
Bem, o que vale é que o Quinquilhas nos reserva o pátio. Assim sempre estamos mais à vontade. Para ele é boa esta altura... sempre vende mais - e sempre nos oferece uns copitos!
Pataniscas e tinto!

2004/07/26

PARABÉNS!

Eia, cambada! Podeis não saber mas hoje é dia de aniversário. E sabeis de quem? De todos nós cá da tasca! O Popular Português faz hoje um ano!
É com uma lágrima no canto do olho ("Tenho uma lágrima no canto do olho..." Ah, grande Bonga!) que recordo aquele sábado, 26 de Julho de 2003. Nesse grandioso dia, em que eu, o Tone e o Nando (o Neca que é um conas não quis aparecer e depois quilhámo-lo por causa disso!) nos juntámos num retiro popular para umas comenzainas regadas pelo bom tinto nacional.
Cumbersa bai, cumbersa bem (já meio arrastada) e nasce a ideia do Popular Português. Tasca de motivos populares portugueses tão variados como a música, comida e personalidades, e exlusivamente para homens de barba rija e pelo no peito (abrimos uma excepção para o Nando) que não dispensam o palito ao canto da boca e crucifixo ao peito. O momento capturado para a eternidade.
Apesar de já não nos conseguirmos levantar da mesa depois da conversa (ah, abençoado bagaço do sogro do Tóne!) e de no dia seguinte já não nos alembrarmos dos detalhes todos, eis que o Tóne surpreende tudo e todos com a abertura oficial do Popular Português e do seu "Primeiro Fino".
E o resto é história. Um ano volvido, mais de 150 postas, uma "entornização" e muitas confraternizações cá continuamos sempre prontos para mais uma malga e uns bolinhos de bacalhau.
Um bem haja para todos os populares. Voltem sempre. Obrigados!

Morreu Carlos Paredes

A música portuguesa vê-se privada de um dos seus maiores icones. Aquele que fez com que o som da guitarra portugues passasse fronteiras e merecesse o reconhecimento internacional deixou-nos. O Mestre deixa de estar fisicamente entre nós, mas a sua música há-de sempre ficar connosco.

Fica aqui uma frase sua, que traduz bem a simplicidade e genialidade com que nos brindou durante longos anos: "«As pessoas gostam de me ouvir tocar guitarra, a coisa agrada-lhes e eles aderem. Não há mais nada»."

http://ptvip.com/notaveis/carlosparedes/

http://www.instituto-camoes.pt/bases/paredes/biografia.htm

Pataniscas e tinto (sem sua homenagem)!

Poemas com vinho

Do alto da serra formosa,
Olho rápido p'ra baxo,
Desço a serra aos trambolhões,
Bêbado como um cacho.

Chego a casa contuso,
Cheio de arranhões,
Onde estive não sei, estou confuso,
Pelo menos não arranhei... os calções.

Pataniscas e tinto.

2004/07/21

Mais conversas amenas!

Aaoooouuuuu!!

Seguindo a tradição das conversas entre Verdadeiros...aqui vai mais uma...

MENE: não te esqueças da minha Garrafa de Vinho de Anadia
NECA: Mene..eu não recebo as tuas mensagens...
NECA: deixa de usar essa merda do trillian...
MENE: então porque é que respondes
MENE: se respondes é porque recebes alguma coisa
NECA: abre-se uma janela no meu desktop..mas não tem conteudo!
MENE: fixe...
MENE: posso-te insultar
MENE: paneleiro do caralho
MENE: Panão!!
NECA: boi...agora recebi...
NECA: que queres pá!
MENE: AHAHAHAHA
 
Palavras para quê.... há quem não perceba nada de computadores.
Nhacos de carne pra todos!!

2004/07/16

Conversa entre dois Verdadeiros...

[...]
NANDO: Mas devo confessar que hoje de manhã estava a lavar-me atrás das orelhas e tava com tanto sono que bocejei e entraram-me na boca umas gotas daquele liquido que sai do chuveiro
TONE: LAVAR ATRAS DAS ORELHAS?????
NANDO: É como te digo eu estava mesmo com muito sono... Aliás tenho a ideia que estava sonâmbulo e que estava a sonhar que estava numa adega a pisar uvas...
TONE: DA-SE!!! Tás mesmo mal!!!
NANDO: Eu pensava que tava a por um bocado de vinhaça atrás das orelhas para dar aroma !!!
TONE: Da-se! Até me assustaste hóme! Eu também gosto de esfregar as orelhas e o nariz, mas com Macieira!
NANDO: Da-se !!! Posso tar mal, mas também nem tanto carago !!!
NANDO: Eu agora ando mais numa de CRF !!! Isso é que é uma bela pomada !!!
[...]
 
É bonito ver que os Verdadeiros se preocupam com coisas... Verdadeiras!
 
Pataniscas e Tinto!


José Malhoa, cantor, ícone internacional

Eh cambada! Já há muito tempo que não vos via, carago! Pois é, cá o vosso amigo Nel tem andado desaparecido. É que agora eu tenho mesmo um "trabalho". A fase do "emprego" já passou há muito e agora todos os dias tenho o patrão a zurzir-me às orelhas. E um homem tem que fazer pela vida, não é? Não dá para fazer ronha todos os dias e disfarçar.
Hoje venho aqui falar-vos dum pequeno episódio que descobri sobre esse grande ícone (internacional, ficareis vós a saber) que é o nosso cantor popular José Malhoa. Falar de José Malhoa é falar, incontornavelmente, dessa grande música, desse hino popular "24 Rosas".
Põe-lhes água fresca numa jarra,
Dentro do teu quarto e junto à cama.
Se alguém te perguntar de quem são
Tu respondes: "São de quem me ama".
Ai... quantas piquenas não desencantou cá o Nel, nos bailaricos, ao som desta música.
Ora acontece que o Nel descobriu que esta música também foi fonte de inspiração para artistas internacionais. Do estranjeiro! Ah pois é! Então não é que parece que há uns moços ingleses, os Manic Street Preachers, que têm uma música inspirada no 24 Rosas? Pois ficais agora a saber, rapaziada.
A inspiração para a música "Roses in the hospital" chegou até aos moços quando estavam cá em Portugal e tiveram que se deslocar a uma das nossas moderníssimas instituições hospitalares (para curar alguma ressaca, de certeza, que esta juventude do estranjeiro é tudo uma cambada de drogados!). Enquanto esperavam (e esperavam, e esperavam, e esperavam...) a sua vez de serem atendidos não é que começa a sair dos altifalantes da sala de espera o "24 Rosas" do José Malhoa? Aquilo tocou-lhes no coração. Os moços, mesmo sem perceberem bem a letra, não conseguiram ficar indiferentes à música do José Malhoa. E quem consegue? É um tema que nos fala à alma.
E vai daí, composeram e musicaram o tema "Roses in the hospital". Provavelmente ainda enquanto esperavam para ser atendidos. Se calhar até deu tempo para ir até ao estúdio gravá-lo que a probabilidade de apanhar alguma greve dos médicos, dos enfermeiros, dos empregados da limpeza ou dos porteiros não é nada pequena.
Para o Zé, esse grande embaixador da cultura popular portuguesa, um abraço com cerveja e tremoços a acompanhar.

2004/07/14

Artilharia

Pois é, rapaziada... o tempo quente faz com que o pessoal ande mais à vontade. Com a chegada do calor deixamos as calças de vinco e a camisa ao xadrêz e passamos a andar com os calções e com as camisas de alça. Até aqui tudo bem... o traje de Verão até ajuda a arejar a tomatada (bem precisa!).
Mas então qual é o problema? - perguntais vós. O problema, meus caros compinchas é a falta de sítios para guardar todos a artilharia que o Verdadeiro carrega. Por acaso a patroa já me colocou dois bolsos na parte de trás dos calções - assim sempre posso colocar o pente num e a carteira noutro, mas fico sem espaço para a chave de casa, chave da mota, raibantes, baralho de cartas e embalage de sais de frutos. É que o Quinquilhas queixa-se por eu chegar ao tasco e ocupar metade do balcão com essas tralhas todas...
Se se lembrarem de alguma sugestão para resolver este problema, postai-a aí.

Pataniscas e tinto (com este calor, temos de acompanhar com umas cervejolas fresquinhas),