Aaaoooouuuuu!!!!
Estava eu, pela manhã, à espera da carrinha que me transportaria para junto da minha pá de massa (que coincide com uma paragem da carreira das oito - o local, não a pá), quando se aproxima um gajo.
Passados 24 segundos, pega no telemóvel, carrega nalgumas teclas e fala:
- Tou??? É o Armindo? Olhe, daqui é o senhor de %&&&//()/&% (caracteres ilegíveis colocados propositadamente para não denunciar o local da acção). Olhe.... eu estava a ligar-lhe para saber das referências???
- (qualquer coisa do outro lado)
- Sim.. então é um A, um B... espere... um B de Boi ou um B de Baca?
- (qualquer coisa do outro lado)
- Ahhh.. B de Baca, sim... um T, um Rê e um Lê. Prontos.. Olhe, obrigado e desculpe.
Desliga.
O bom português.
A gente Bê se por aí!
2004/09/18
2004/09/16
Pataniscas e tinto
Cambada, hoje nem digo mai'nada sem ser isto. Já somos uma referências nas Pataniscas e Tinto!
Inde lá àquela coisa de encontrar as páginas e procurai por "pataniscas e tinto". Vá... eu ajudo:
Ir à coisa de encontrar as páginas e procurar "pataniscas e tinto"
E adivinhai agora qual é o primeiro resultado? Qual é o único resultado? Somos nós carago! É verdade que às vezes a coisa vareia mas nos dias bons somos sempre os primeiros.
Pataniscas e tinto para todos!
Inde lá àquela coisa de encontrar as páginas e procurai por "pataniscas e tinto". Vá... eu ajudo:
Ir à coisa de encontrar as páginas e procurar "pataniscas e tinto"
E adivinhai agora qual é o primeiro resultado? Qual é o único resultado? Somos nós carago! É verdade que às vezes a coisa vareia mas nos dias bons somos sempre os primeiros.
Pataniscas e tinto para todos!
2004/09/14
Auto-posta
Não, não há erros no título. É mesmo auto-posta. Podia ser auto-pista, auto-pasta ou auto-pusta (o que quer que isso seja). Mas não, é uma auto-posta! E porquê? - perguntais vós. E eu respondo. Porque vou falar da minha própria pessoa... ou melhor de algo relacionado.Então não é que a tecnologia está tão avançada que já fazem aparelhos personalizados? - estais confundidos? Então eu explico.No outro dia comprei um automóvel para a patroa. "Estás rico, Tóne?", "Agora deu-te para as modernices?", "Emborrachaste-te e decidiste gastar dinheiro?" Calma, carago! Eu já respondo! Não foram modernices... assim a patroa chega mais cedo a casa e tenho a casa limpa e a comida feita mais cedo! Valeu a pena o investimento, digo-vos.Bem, mas entro eu no automóvel, vou para ligar o rádio na "Rádio Matosinhos" e que é que vejo? Que o auto-rádio é personalizado! Lá estava ele, um dos meus sonhos de menino. Um auto-rádio personalizável com um botão "Tone". Maravilha! Carrego no botão e o rádio começa a tocar as minhas músicas preferidas!Mais tarde na tasca do Quinquilhas ia fazer um telefonema (telemóveis são coisas de rôto) e vejo que o Quinquilhas - grande homem - me decidiu homenagear ao colocar um botão no telefone para o personalizar para mim "Tone".Quero ver o que diz o To Mane quando ouvir esta!
Pataniscas e tinto!!!
PS: Para quando um pipo com um botão "Tone"?
Pataniscas e tinto!!!
PS: Para quando um pipo com um botão "Tone"?
Com moderação!
Olá, cambada! Hoje venho só contar-vos uma piquena coisa que testemunhei ontem e que alegrou logo o meu início de semana.
Ontem, segunda-feira dia aziago, depois de chegar ao trabalho, lá me arrastei todo remeloso até ao café da esquina. Não há nada como um café bem preto para ligar a máquina logo de manhã. Ou pelo menos julgava eu... Enquanto tentava acordar, outro popular aborda-se do balcão e sai-se com "Um Martini com cerveja, fachabor. Em copo pequeno!" Ora toma! Até fiquei envergonhado enquanto bebia o café e o popular, esse sim verdadeiramente "verdadeiro", bebia o seu Martini com cerveja. Em copo pequeno, pois claro, que estas coisas devem ser sempre com moderação. Aliás como recomendado pelo slogan: "Seja responsável. Beba com moderação."
E se para este popular o Martini com cerveja é o que lhe põe o realejo a funcionar logo de manhã, quem somos nós para duvidar. E diria mesmo mais, quem somos nós para não seguir o seu exemplo. Já vos estou a ver, amanhã:
Ontem, segunda-feira dia aziago, depois de chegar ao trabalho, lá me arrastei todo remeloso até ao café da esquina. Não há nada como um café bem preto para ligar a máquina logo de manhã. Ou pelo menos julgava eu... Enquanto tentava acordar, outro popular aborda-se do balcão e sai-se com "Um Martini com cerveja, fachabor. Em copo pequeno!" Ora toma! Até fiquei envergonhado enquanto bebia o café e o popular, esse sim verdadeiramente "verdadeiro", bebia o seu Martini com cerveja. Em copo pequeno, pois claro, que estas coisas devem ser sempre com moderação. Aliás como recomendado pelo slogan: "Seja responsável. Beba com moderação."
E se para este popular o Martini com cerveja é o que lhe põe o realejo a funcionar logo de manhã, quem somos nós para duvidar. E diria mesmo mais, quem somos nós para não seguir o seu exemplo. Já vos estou a ver, amanhã:
Um Martini com cerveja, fachabor. Em copo pequeno!Sempre com moderação, não vos esqueceis!
2004/09/13
Ginásio
Eh, cambada! Atão? Tá tudo convosco? Essas férias? Fostes para o Algarve, para variar? Eheheh... Cá o Nel não se safou. Ficou em casa a ver chover e mal viu a cor da praia. O que vale é que antes das férias comprei o último album do Marco Paulo, "Ouro e Platina" (albúm duplo!) com todos os sucessos que foram... ouro e platina. Sempre deu para matar o tempo a recordar músicas como "Eu tenho dois amores", "Joana" e o grande, grande "Ninguém, ninguém" todas, claro, do tempo da cabeleira farta encaracolada. Mas não é disso que eu vos quero falar.
Como já reparastes pelo título vou-vos falar do Ginásio. E pensais vós: "Ó Nel, tu não me digas que foste para uma coisa dessas abichanada para perder BARRIGA?!" E eu digo-vos mais: fui mesmo! Mas calma aí que há uma boa justificação para tudo.
Não sei se já reparastes que as catraias gostam de homem que vai ao ginásio (mesmo que os resultados não se notem). Não sei porquê acham isso mais másculo do que ir até ao Quinquilhas mandar abaixo uns copos de verde de pressão, acompanhados de uns bolinhos de bacalhau. Mulheres, vá-se lá perceber!
Em todo o caso, cá o Nel teve que procurar um ginásio para homem. Esta tarefa é por si só um verdadeiro exercício. Só se vê ginásio para rotos agora, com banhos perfumados e porras! Eu quero sair de lá é a cheirar a cavalo, porra!, não quero sair a cheirar a aloe vera ou pétalas de jasmim. Da-se!
Lá acabei por encontrar um ginásio para homem, como convém, onde se levanta ferro e se anda de cava. Para duros. Com a vantagem extra de também ter aquelas coisas que as gajas gostam como aeróbicas e body "isto" e body "aquilo". Vantagem extra para os machos do ferro, claro! Que a gente lá vai regalando as vistas a vê-las passar para cima e para baixo aos saltos. Eheh... Malucas!
Cambada, experimentai uma coisa destas que ides gostar. E depois já sabeis, é só andar para trás e para à frente (barriga para dentro, peito para fora) a fazer ronha (sim, que exercício cansa), vê-las passar aos saltos e no fim uma corridinha para o cheirinho a cavalo (nada de banhos no fim!). A vossa patroa (e quem sabe que mais catraias) vai ficar maluca com as feromonas todas que vocêzes vão lançar no ar.
Como já reparastes pelo título vou-vos falar do Ginásio. E pensais vós: "Ó Nel, tu não me digas que foste para uma coisa dessas abichanada para perder BARRIGA?!" E eu digo-vos mais: fui mesmo! Mas calma aí que há uma boa justificação para tudo.
Não sei se já reparastes que as catraias gostam de homem que vai ao ginásio (mesmo que os resultados não se notem). Não sei porquê acham isso mais másculo do que ir até ao Quinquilhas mandar abaixo uns copos de verde de pressão, acompanhados de uns bolinhos de bacalhau. Mulheres, vá-se lá perceber!
Em todo o caso, cá o Nel teve que procurar um ginásio para homem. Esta tarefa é por si só um verdadeiro exercício. Só se vê ginásio para rotos agora, com banhos perfumados e porras! Eu quero sair de lá é a cheirar a cavalo, porra!, não quero sair a cheirar a aloe vera ou pétalas de jasmim. Da-se!
Lá acabei por encontrar um ginásio para homem, como convém, onde se levanta ferro e se anda de cava. Para duros. Com a vantagem extra de também ter aquelas coisas que as gajas gostam como aeróbicas e body "isto" e body "aquilo". Vantagem extra para os machos do ferro, claro! Que a gente lá vai regalando as vistas a vê-las passar para cima e para baixo aos saltos. Eheh... Malucas!
Cambada, experimentai uma coisa destas que ides gostar. E depois já sabeis, é só andar para trás e para à frente (barriga para dentro, peito para fora) a fazer ronha (sim, que exercício cansa), vê-las passar aos saltos e no fim uma corridinha para o cheirinho a cavalo (nada de banhos no fim!). A vossa patroa (e quem sabe que mais catraias) vai ficar maluca com as feromonas todas que vocêzes vão lançar no ar.
2004/09/08
Óspois das vacanças
Viva gente!
Depois das merecidas férias - andava farto de coçá-los - ei-me de volta!
E de volta com mais uma posta emotiva. Que grande alegria a patroa me deu ontem à noite! - calma, não é do que estais a pensar! Respeito! Então não é que a minha própria patroa foi ao cabeleireiro da Ágata? Olé! Nem mais! E veio de lá uma "Verdadeira"! Para além de ter lido a Caras, ainda me contou como vão ser os episódios desta semana do "Chocolate com Pimenta" e da "Celebridade". Não que eu veja as telenovelas ou tenha algum interesse no assunto, claro!
Que bela maneira de começar mais uma de coça, digo, de trabalho!
Estamos de volta, e isso é que interessa!
Pataniscas e tinto!
Depois das merecidas férias - andava farto de coçá-los - ei-me de volta!
E de volta com mais uma posta emotiva. Que grande alegria a patroa me deu ontem à noite! - calma, não é do que estais a pensar! Respeito! Então não é que a minha própria patroa foi ao cabeleireiro da Ágata? Olé! Nem mais! E veio de lá uma "Verdadeira"! Para além de ter lido a Caras, ainda me contou como vão ser os episódios desta semana do "Chocolate com Pimenta" e da "Celebridade". Não que eu veja as telenovelas ou tenha algum interesse no assunto, claro!
Que bela maneira de começar mais uma de coça, digo, de trabalho!
Estamos de volta, e isso é que interessa!
Pataniscas e tinto!
2004/08/27
2004/08/11
Futebol na lama
Viva rapaziada!
Raios, que isto do Agosto dá cabo das postas do pessoal.
Hoje pósto para vos dizer que finalmente alguém decidiu organizar uma competição como deve ser. Calma, o "pesca-a-moela" e o "engole-litros-de-golada" ficam para o Popular Português organizar.
Falo-vos de Futebol na Lama. Lesteis bem... futebol... na lama! Que é o nós, populares portugueses fazemos no Inverno depois de sair do Quinquilhas. A ramada costuma ser tal, que saimos para o meio da chuva, a jogar com as meias no Nel a fazer de bola.
A inciativa tem lugar nos próximos dias 14 e 15, no lugar da Várzea, em Canedo.
Aparecei para beber uns copos!
Pataniscas e tinto!
PS: Isto da lama tem futuro... há quem ponha na cara por fazer bem, mas eu gosto mesmo é de ver as catraias a lutar na lama!
Raios, que isto do Agosto dá cabo das postas do pessoal.
Hoje pósto para vos dizer que finalmente alguém decidiu organizar uma competição como deve ser. Calma, o "pesca-a-moela" e o "engole-litros-de-golada" ficam para o Popular Português organizar.
Falo-vos de Futebol na Lama. Lesteis bem... futebol... na lama! Que é o nós, populares portugueses fazemos no Inverno depois de sair do Quinquilhas. A ramada costuma ser tal, que saimos para o meio da chuva, a jogar com as meias no Nel a fazer de bola.
A inciativa tem lugar nos próximos dias 14 e 15, no lugar da Várzea, em Canedo.
Aparecei para beber uns copos!
Pataniscas e tinto!
PS: Isto da lama tem futuro... há quem ponha na cara por fazer bem, mas eu gosto mesmo é de ver as catraias a lutar na lama!
2004/08/02
Vacanças
Atão rapaziada? Tá tudo rijo? (escusais de responder)
Esta altura do ano dá-me sempre uma azia danada. Mas daquelas mesmo más, como quando, por engano, malhei um copo de água, a pensar que se tratava de bagaceira... andei três dias sem dormir. Tive de recorrer a uma receita antiga do meu bisavô... beber um copo de bagaço de meia em meia hora - felizmente passou ao fim de dois dias...
Mas a azia agora é outra. Em Agosto é sempre uma confusão danada cá na terra. Chegam os estranjas, acaba o sossego. Eu até gosto de rever a rapaziada, não gosto nada é da confusão... da-se!
Então o raio do putos metem uns nervos danados... chegam cá cheios de modernices, pensam que nós somos os parolos, e eles é que parecem umas árvores de Natal. Para verdes, no outro dia o filho do Nico chegou lá ao tasco com um brinco na sobrancelha. Ora isto é coisa de homem? Da-se! Nem de mulher é, caralho! Depois chegam com cabelos em pé, pintados, ferraduras em tudo o que é lado... a falar mal e porcamente português. Rais ma parta, gente.
Bem, o que vale é que o Quinquilhas nos reserva o pátio. Assim sempre estamos mais à vontade. Para ele é boa esta altura... sempre vende mais - e sempre nos oferece uns copitos!
Pataniscas e tinto!
Esta altura do ano dá-me sempre uma azia danada. Mas daquelas mesmo más, como quando, por engano, malhei um copo de água, a pensar que se tratava de bagaceira... andei três dias sem dormir. Tive de recorrer a uma receita antiga do meu bisavô... beber um copo de bagaço de meia em meia hora - felizmente passou ao fim de dois dias...
Mas a azia agora é outra. Em Agosto é sempre uma confusão danada cá na terra. Chegam os estranjas, acaba o sossego. Eu até gosto de rever a rapaziada, não gosto nada é da confusão... da-se!
Então o raio do putos metem uns nervos danados... chegam cá cheios de modernices, pensam que nós somos os parolos, e eles é que parecem umas árvores de Natal. Para verdes, no outro dia o filho do Nico chegou lá ao tasco com um brinco na sobrancelha. Ora isto é coisa de homem? Da-se! Nem de mulher é, caralho! Depois chegam com cabelos em pé, pintados, ferraduras em tudo o que é lado... a falar mal e porcamente português. Rais ma parta, gente.
Bem, o que vale é que o Quinquilhas nos reserva o pátio. Assim sempre estamos mais à vontade. Para ele é boa esta altura... sempre vende mais - e sempre nos oferece uns copitos!
Pataniscas e tinto!
2004/07/26
PARABÉNS!
Eia, cambada! Podeis não saber mas hoje é dia de aniversário. E sabeis de quem? De todos nós cá da tasca! O Popular Português faz hoje um ano!
É com uma lágrima no canto do olho ("Tenho uma lágrima no canto do olho..." Ah, grande Bonga!) que recordo aquele sábado, 26 de Julho de 2003. Nesse grandioso dia, em que eu, o Tone e o Nando (o Neca que é um conas não quis aparecer e depois quilhámo-lo por causa disso!) nos juntámos num retiro popular para umas comenzainas regadas pelo bom tinto nacional.
Cumbersa bai, cumbersa bem (já meio arrastada) e nasce a ideia do Popular Português. Tasca de motivos populares portugueses tão variados como a música, comida e personalidades, e exlusivamente para homens de barba rija e pelo no peito (abrimos uma excepção para o Nando) que não dispensam o palito ao canto da boca e crucifixo ao peito. O momento capturado para a eternidade.
Apesar de já não nos conseguirmos levantar da mesa depois da conversa (ah, abençoado bagaço do sogro do Tóne!) e de no dia seguinte já não nos alembrarmos dos detalhes todos, eis que o Tóne surpreende tudo e todos com a abertura oficial do Popular Português e do seu "Primeiro Fino".
E o resto é história. Um ano volvido, mais de 150 postas, uma "entornização" e muitas confraternizações cá continuamos sempre prontos para mais uma malga e uns bolinhos de bacalhau.
Um bem haja para todos os populares. Voltem sempre. Obrigados!
É com uma lágrima no canto do olho ("Tenho uma lágrima no canto do olho..." Ah, grande Bonga!) que recordo aquele sábado, 26 de Julho de 2003. Nesse grandioso dia, em que eu, o Tone e o Nando (o Neca que é um conas não quis aparecer e depois quilhámo-lo por causa disso!) nos juntámos num retiro popular para umas comenzainas regadas pelo bom tinto nacional.
Cumbersa bai, cumbersa bem (já meio arrastada) e nasce a ideia do Popular Português. Tasca de motivos populares portugueses tão variados como a música, comida e personalidades, e exlusivamente para homens de barba rija e pelo no peito (abrimos uma excepção para o Nando) que não dispensam o palito ao canto da boca e crucifixo ao peito. O momento capturado para a eternidade.
Apesar de já não nos conseguirmos levantar da mesa depois da conversa (ah, abençoado bagaço do sogro do Tóne!) e de no dia seguinte já não nos alembrarmos dos detalhes todos, eis que o Tóne surpreende tudo e todos com a abertura oficial do Popular Português e do seu "Primeiro Fino".
E o resto é história. Um ano volvido, mais de 150 postas, uma "entornização" e muitas confraternizações cá continuamos sempre prontos para mais uma malga e uns bolinhos de bacalhau.
Um bem haja para todos os populares. Voltem sempre. Obrigados!
Morreu Carlos Paredes
A música portuguesa vê-se privada de um dos seus maiores icones. Aquele que fez com que o som da guitarra portugues passasse fronteiras e merecesse o reconhecimento internacional deixou-nos. O Mestre deixa de estar fisicamente entre nós, mas a sua música há-de sempre ficar connosco.
Fica aqui uma frase sua, que traduz bem a simplicidade e genialidade com que nos brindou durante longos anos: "«As pessoas gostam de me ouvir tocar guitarra, a coisa agrada-lhes e eles aderem. Não há mais nada»."
http://ptvip.com/notaveis/carlosparedes/
http://www.instituto-camoes.pt/bases/paredes/biografia.htm
Pataniscas e tinto (sem sua homenagem)!
Fica aqui uma frase sua, que traduz bem a simplicidade e genialidade com que nos brindou durante longos anos: "«As pessoas gostam de me ouvir tocar guitarra, a coisa agrada-lhes e eles aderem. Não há mais nada»."
http://ptvip.com/notaveis/carlosparedes/
http://www.instituto-camoes.pt/bases/paredes/biografia.htm
Pataniscas e tinto (sem sua homenagem)!
Poemas com vinho
Do alto da serra formosa,
Olho rápido p'ra baxo,
Desço a serra aos trambolhões,
Bêbado como um cacho.
Chego a casa contuso,
Cheio de arranhões,
Onde estive não sei, estou confuso,
Pelo menos não arranhei... os calções.
Pataniscas e tinto.
Olho rápido p'ra baxo,
Desço a serra aos trambolhões,
Bêbado como um cacho.
Chego a casa contuso,
Cheio de arranhões,
Onde estive não sei, estou confuso,
Pelo menos não arranhei... os calções.
Pataniscas e tinto.
2004/07/21
Mais conversas amenas!
Aaoooouuuuu!!
Seguindo a tradição das conversas entre Verdadeiros...aqui vai mais uma...
MENE: não te esqueças da minha Garrafa de Vinho de Anadia
NECA: Mene..eu não recebo as tuas mensagens...
NECA: deixa de usar essa merda do trillian...
MENE: então porque é que respondes
MENE: se respondes é porque recebes alguma coisa
NECA: abre-se uma janela no meu desktop..mas não tem conteudo!
MENE: fixe...
MENE: posso-te insultar
MENE: paneleiro do caralho
MENE: Panão!!
NECA: boi...agora recebi...
NECA: que queres pá!
MENE: AHAHAHAHA
Palavras para quê.... há quem não perceba nada de computadores.
Nhacos de carne pra todos!!
Seguindo a tradição das conversas entre Verdadeiros...aqui vai mais uma...
MENE: não te esqueças da minha Garrafa de Vinho de Anadia
NECA: Mene..eu não recebo as tuas mensagens...
NECA: deixa de usar essa merda do trillian...
MENE: então porque é que respondes
MENE: se respondes é porque recebes alguma coisa
NECA: abre-se uma janela no meu desktop..mas não tem conteudo!
MENE: fixe...
MENE: posso-te insultar
MENE: paneleiro do caralho
MENE: Panão!!
NECA: boi...agora recebi...
NECA: que queres pá!
MENE: AHAHAHAHA
Palavras para quê.... há quem não perceba nada de computadores.
Nhacos de carne pra todos!!
2004/07/16
Conversa entre dois Verdadeiros...
[...]
NANDO: Mas devo confessar que hoje de manhã estava a lavar-me atrás das orelhas e tava com tanto sono que bocejei e entraram-me na boca umas gotas daquele liquido que sai do chuveiro
TONE: LAVAR ATRAS DAS ORELHAS?????
NANDO: É como te digo eu estava mesmo com muito sono... Aliás tenho a ideia que estava sonâmbulo e que estava a sonhar que estava numa adega a pisar uvas...
TONE: DA-SE!!! Tás mesmo mal!!!
NANDO: Eu pensava que tava a por um bocado de vinhaça atrás das orelhas para dar aroma !!!
TONE: Da-se! Até me assustaste hóme! Eu também gosto de esfregar as orelhas e o nariz, mas com Macieira!
NANDO: Da-se !!! Posso tar mal, mas também nem tanto carago !!!
NANDO: Eu agora ando mais numa de CRF !!! Isso é que é uma bela pomada !!!
[...]
É bonito ver que os Verdadeiros se preocupam com coisas... Verdadeiras!
Pataniscas e Tinto!
NANDO: Mas devo confessar que hoje de manhã estava a lavar-me atrás das orelhas e tava com tanto sono que bocejei e entraram-me na boca umas gotas daquele liquido que sai do chuveiro
TONE: LAVAR ATRAS DAS ORELHAS?????
NANDO: É como te digo eu estava mesmo com muito sono... Aliás tenho a ideia que estava sonâmbulo e que estava a sonhar que estava numa adega a pisar uvas...
TONE: DA-SE!!! Tás mesmo mal!!!
NANDO: Eu pensava que tava a por um bocado de vinhaça atrás das orelhas para dar aroma !!!
TONE: Da-se! Até me assustaste hóme! Eu também gosto de esfregar as orelhas e o nariz, mas com Macieira!
NANDO: Da-se !!! Posso tar mal, mas também nem tanto carago !!!
NANDO: Eu agora ando mais numa de CRF !!! Isso é que é uma bela pomada !!!
[...]
É bonito ver que os Verdadeiros se preocupam com coisas... Verdadeiras!
Pataniscas e Tinto!
José Malhoa, cantor, ícone internacional
Eh cambada! Já há muito tempo que não vos via, carago! Pois é, cá o vosso amigo Nel tem andado desaparecido. É que agora eu tenho mesmo um "trabalho". A fase do "emprego" já passou há muito e agora todos os dias tenho o patrão a zurzir-me às orelhas. E um homem tem que fazer pela vida, não é? Não dá para fazer ronha todos os dias e disfarçar.
Hoje venho aqui falar-vos dum pequeno episódio que descobri sobre esse grande ícone (internacional, ficareis vós a saber) que é o nosso cantor popular José Malhoa. Falar de José Malhoa é falar, incontornavelmente, dessa grande música, desse hino popular "24 Rosas".
Ora acontece que o Nel descobriu que esta música também foi fonte de inspiração para artistas internacionais. Do estranjeiro! Ah pois é! Então não é que parece que há uns moços ingleses, os Manic Street Preachers, que têm uma música inspirada no 24 Rosas? Pois ficais agora a saber, rapaziada.
A inspiração para a música "Roses in the hospital" chegou até aos moços quando estavam cá em Portugal e tiveram que se deslocar a uma das nossas moderníssimas instituições hospitalares (para curar alguma ressaca, de certeza, que esta juventude do estranjeiro é tudo uma cambada de drogados!). Enquanto esperavam (e esperavam, e esperavam, e esperavam...) a sua vez de serem atendidos não é que começa a sair dos altifalantes da sala de espera o "24 Rosas" do José Malhoa? Aquilo tocou-lhes no coração. Os moços, mesmo sem perceberem bem a letra, não conseguiram ficar indiferentes à música do José Malhoa. E quem consegue? É um tema que nos fala à alma.
E vai daí, composeram e musicaram o tema "Roses in the hospital". Provavelmente ainda enquanto esperavam para ser atendidos. Se calhar até deu tempo para ir até ao estúdio gravá-lo que a probabilidade de apanhar alguma greve dos médicos, dos enfermeiros, dos empregados da limpeza ou dos porteiros não é nada pequena.
Para o Zé, esse grande embaixador da cultura popular portuguesa, um abraço com cerveja e tremoços a acompanhar.
Hoje venho aqui falar-vos dum pequeno episódio que descobri sobre esse grande ícone (internacional, ficareis vós a saber) que é o nosso cantor popular José Malhoa. Falar de José Malhoa é falar, incontornavelmente, dessa grande música, desse hino popular "24 Rosas".
Põe-lhes água fresca numa jarra,Ai... quantas piquenas não desencantou cá o Nel, nos bailaricos, ao som desta música.
Dentro do teu quarto e junto à cama.
Se alguém te perguntar de quem são
Tu respondes: "São de quem me ama".
Ora acontece que o Nel descobriu que esta música também foi fonte de inspiração para artistas internacionais. Do estranjeiro! Ah pois é! Então não é que parece que há uns moços ingleses, os Manic Street Preachers, que têm uma música inspirada no 24 Rosas? Pois ficais agora a saber, rapaziada.
A inspiração para a música "Roses in the hospital" chegou até aos moços quando estavam cá em Portugal e tiveram que se deslocar a uma das nossas moderníssimas instituições hospitalares (para curar alguma ressaca, de certeza, que esta juventude do estranjeiro é tudo uma cambada de drogados!). Enquanto esperavam (e esperavam, e esperavam, e esperavam...) a sua vez de serem atendidos não é que começa a sair dos altifalantes da sala de espera o "24 Rosas" do José Malhoa? Aquilo tocou-lhes no coração. Os moços, mesmo sem perceberem bem a letra, não conseguiram ficar indiferentes à música do José Malhoa. E quem consegue? É um tema que nos fala à alma.
E vai daí, composeram e musicaram o tema "Roses in the hospital". Provavelmente ainda enquanto esperavam para ser atendidos. Se calhar até deu tempo para ir até ao estúdio gravá-lo que a probabilidade de apanhar alguma greve dos médicos, dos enfermeiros, dos empregados da limpeza ou dos porteiros não é nada pequena.
Para o Zé, esse grande embaixador da cultura popular portuguesa, um abraço com cerveja e tremoços a acompanhar.
2004/07/14
Artilharia
Pois é, rapaziada... o tempo quente faz com que o pessoal ande mais à vontade. Com a chegada do calor deixamos as calças de vinco e a camisa ao xadrêz e passamos a andar com os calções e com as camisas de alça. Até aqui tudo bem... o traje de Verão até ajuda a arejar a tomatada (bem precisa!).
Mas então qual é o problema? - perguntais vós. O problema, meus caros compinchas é a falta de sítios para guardar todos a artilharia que o Verdadeiro carrega. Por acaso a patroa já me colocou dois bolsos na parte de trás dos calções - assim sempre posso colocar o pente num e a carteira noutro, mas fico sem espaço para a chave de casa, chave da mota, raibantes, baralho de cartas e embalage de sais de frutos. É que o Quinquilhas queixa-se por eu chegar ao tasco e ocupar metade do balcão com essas tralhas todas...
Se se lembrarem de alguma sugestão para resolver este problema, postai-a aí.
Pataniscas e tinto (com este calor, temos de acompanhar com umas cervejolas fresquinhas),
Mas então qual é o problema? - perguntais vós. O problema, meus caros compinchas é a falta de sítios para guardar todos a artilharia que o Verdadeiro carrega. Por acaso a patroa já me colocou dois bolsos na parte de trás dos calções - assim sempre posso colocar o pente num e a carteira noutro, mas fico sem espaço para a chave de casa, chave da mota, raibantes, baralho de cartas e embalage de sais de frutos. É que o Quinquilhas queixa-se por eu chegar ao tasco e ocupar metade do balcão com essas tralhas todas...
Se se lembrarem de alguma sugestão para resolver este problema, postai-a aí.
Pataniscas e tinto (com este calor, temos de acompanhar com umas cervejolas fresquinhas),
2004/07/11
Dia do Vinho em Portugal
Aaaoooooouuuu!!
Comemora-se hoje (11 de Julho)o Dia do Vinho em Portugal!
Aposto que esta data passou ao lado de muitos portugueses. Mas nunca, ao lado dos Verdadeiros, que como manda a tradição, juntaram-se todos na tasca mais próxima para dar graças ao Deus Baco por ter inventado tão gracioso paladar.
Aqui está a notícia!
Espero que os meus compinchas Populares Portugueses, se tenham também lembrado desta data, e tenham colocado uma garrafita do melhor vinho na mesa de almoço ou jantar.
Tinto e Verde para todos!
Comemora-se hoje (11 de Julho)o Dia do Vinho em Portugal!
Aposto que esta data passou ao lado de muitos portugueses. Mas nunca, ao lado dos Verdadeiros, que como manda a tradição, juntaram-se todos na tasca mais próxima para dar graças ao Deus Baco por ter inventado tão gracioso paladar.
Aqui está a notícia!
Espero que os meus compinchas Populares Portugueses, se tenham também lembrado desta data, e tenham colocado uma garrafita do melhor vinho na mesa de almoço ou jantar.
Tinto e Verde para todos!
2004/07/06
Festalhança na Serra (Biainde de Cines)
Aaaooooouuuuuuuu!!
Atãoces???
Já aqui foi referido pelo nosso Tone, o belo dia passado no monte, junto de alguns Verdadeiros e respectiva família. Mas aqui é que está o problema:... ALGUNS Verdadeiros...
Ora e porque? (perguntaindes vós)
Porque houve 3 inergúmenos que decidiram não aparecer. Eis Toda a Verdade!
- Um deles está fugido do país. Deve dinheiro à Manela das Finanças porque comprou uma televisão 16:9, sem factura e não declarou essa despesa como fortuna pessoal. Agora, de vez em quando, vai para o Brasil passar uns tempos, estar com a sua família (esposa e 3 filhos mulatos). Passa outro período no nosso território, com a família de cá. Utiliza as viagens para o tráfico de droga, cana-de-açucar a aráras. O Quinquilhas também anda atrás dele, pois tem uma despesa de 3 copos de tinto e um prato de moelas, que nunca mais pagou, faz agora 6 meses.
- Outro diz-se cheio de trabalho e não pode acordar cedo para estas actividades. Ora, segundo apurou o Tio Mene, este tem dupla personalidade: de dia trabalha nas obras da contrução do Metro do Porto, mas à noite é Lola Vanessa, travesti de renome da noite Portuense. Este espécime deita-se a dormir, muitas vezes quando nós nos levantamos para a labuta. Conhece a zona da Trindade a a Praça Filipa de Lencastre como ninguém. Já não aparece na tasca do Quinquilhas, desde 23 de Janeiro de 2004, altura em que este decidiu impedir a entrada a clientes que não sejam do sexo masculino.
- Por fim, o terceiro que anda desaparecido desde o inicio do Euro 2004. Era apanha-bolas na zona de Braga. Até já lhe chamam de "Roteiro", por se ter tornado tão "roto". Nos tempos livres, dá aulas de Solitário a velhinhas das Casas de Repouso para terceira idade. Aproveita-se do seu charme para plagiá-las do seu dinheiro da reforma, no valor de 200€ e ainda tenta provocar ataques cardíacos, quando lhes ensina passos de dança latino-americanas. Procurado pela PJ, desde 19 de Abril de 2004, acusado por uma velhinha de roubo de uma toalha bordada à mão (ainda incompleta).
É por estas e por outras, que é preciso confirmar quem é realmente Popular Português!
Despeço-me, com amizade...
Atãoces???
Já aqui foi referido pelo nosso Tone, o belo dia passado no monte, junto de alguns Verdadeiros e respectiva família. Mas aqui é que está o problema:... ALGUNS Verdadeiros...
Ora e porque? (perguntaindes vós)
Porque houve 3 inergúmenos que decidiram não aparecer. Eis Toda a Verdade!
- Um deles está fugido do país. Deve dinheiro à Manela das Finanças porque comprou uma televisão 16:9, sem factura e não declarou essa despesa como fortuna pessoal. Agora, de vez em quando, vai para o Brasil passar uns tempos, estar com a sua família (esposa e 3 filhos mulatos). Passa outro período no nosso território, com a família de cá. Utiliza as viagens para o tráfico de droga, cana-de-açucar a aráras. O Quinquilhas também anda atrás dele, pois tem uma despesa de 3 copos de tinto e um prato de moelas, que nunca mais pagou, faz agora 6 meses.
- Outro diz-se cheio de trabalho e não pode acordar cedo para estas actividades. Ora, segundo apurou o Tio Mene, este tem dupla personalidade: de dia trabalha nas obras da contrução do Metro do Porto, mas à noite é Lola Vanessa, travesti de renome da noite Portuense. Este espécime deita-se a dormir, muitas vezes quando nós nos levantamos para a labuta. Conhece a zona da Trindade a a Praça Filipa de Lencastre como ninguém. Já não aparece na tasca do Quinquilhas, desde 23 de Janeiro de 2004, altura em que este decidiu impedir a entrada a clientes que não sejam do sexo masculino.
- Por fim, o terceiro que anda desaparecido desde o inicio do Euro 2004. Era apanha-bolas na zona de Braga. Até já lhe chamam de "Roteiro", por se ter tornado tão "roto". Nos tempos livres, dá aulas de Solitário a velhinhas das Casas de Repouso para terceira idade. Aproveita-se do seu charme para plagiá-las do seu dinheiro da reforma, no valor de 200€ e ainda tenta provocar ataques cardíacos, quando lhes ensina passos de dança latino-americanas. Procurado pela PJ, desde 19 de Abril de 2004, acusado por uma velhinha de roubo de uma toalha bordada à mão (ainda incompleta).
É por estas e por outras, que é preciso confirmar quem é realmente Popular Português!
Despeço-me, com amizade...
Festalhança na Serra
É bem verdade, comandita! A trupe Popular Portuguesa reuniu-se mais uma vez, tendo desta vez feito tudo como mandam as regras.
O local escolhido para o ajuntamento foi a Serra da Freita. O pinhal, os fogareiros, as garrafas de cerveja, a carne e as mantas no chão pintam o resto do cenário. O Tó Mané surpreendeu tudo e todos ao aparecer ao seu mais alto nível, de calção, t-shirt de alça, chapéu e - a cereja no topo do bolo - bigode. A cada dia que passa, e depois de estar cerca de quatro meses na clínica de recuperação do Quinquilhas, parece que temos, de novo, homem!
A patuscada iniciou-se depois de uma bela caminhada pela Serra. Cá o Tóne como não gosta de gastar energia com passeatas ficou a tratar do churrasco e a malhar umas sandes mistas e umas cervejolas. A mulherada tinha de ficar vigiada e acabou por me calhar também esse papel.
O resto do dia (pós-demoradissimo-almoço) correu pelo melhor e foi preenchido com um vasto leque de actividades populares, que passo a citar:
- Malha (grande coça que eu e o Rocas demos!);
- Sesta (manta no chão, lombo por cima... e está a roncar! parece-me que o Chico e o Tó Mané dividem aqui os louros, se bem que o Chico num pormenor de classe pôs por cima uma toalha de praia - luxo!);
- Lanche (tanta comida não se podia desperdiçar);
- Gasocontest (grande Silva... pensámos que estava a trovoar - se bem que não estava lá o Nando nem o Neca para lhe fazer frente!);
- Mijóar (nada como uma mijinha ao ar livre... ainda deu para fazer mais um desafio: fui órinar ao cimo do ribeiro, enquanto o Tó Mané cá em baixo tentava lavar as mãos antes de lá chegar o líquido amarelo);
- Outra que não me alembro...
A indumentária estava de acordo com o resto da paisagem: calções a deixar adivinhar a tomatada, t-shirtas caviadas, lenços na cabeça (mulheres e Luisito), e por aí fora...
Curioso foi passear pelo "Talho Leonel"... descobrimos finalmente como é que o malandro tem sempre bifes frescos em casa!
Tudo isto foi possível graças ao Tio Méne, que mais uma vez organizou a caminete e o resto da excursão. Obrigado, Tio Méne!
Deixo-vos aqui com uma dica, contada em forma de história, capaz de impressionar a mais difícil mulher: enquanto almoçavamos passei na mesa das mulheres e disse à patroa "Estou a comer cebola, por isso é melhor comeres também!" - digam lá se não é romântico! Da-se!
Pataniscas e tinto!
O local escolhido para o ajuntamento foi a Serra da Freita. O pinhal, os fogareiros, as garrafas de cerveja, a carne e as mantas no chão pintam o resto do cenário. O Tó Mané surpreendeu tudo e todos ao aparecer ao seu mais alto nível, de calção, t-shirt de alça, chapéu e - a cereja no topo do bolo - bigode. A cada dia que passa, e depois de estar cerca de quatro meses na clínica de recuperação do Quinquilhas, parece que temos, de novo, homem!
A patuscada iniciou-se depois de uma bela caminhada pela Serra. Cá o Tóne como não gosta de gastar energia com passeatas ficou a tratar do churrasco e a malhar umas sandes mistas e umas cervejolas. A mulherada tinha de ficar vigiada e acabou por me calhar também esse papel.
O resto do dia (pós-demoradissimo-almoço) correu pelo melhor e foi preenchido com um vasto leque de actividades populares, que passo a citar:
- Malha (grande coça que eu e o Rocas demos!);
- Sesta (manta no chão, lombo por cima... e está a roncar! parece-me que o Chico e o Tó Mané dividem aqui os louros, se bem que o Chico num pormenor de classe pôs por cima uma toalha de praia - luxo!);
- Lanche (tanta comida não se podia desperdiçar);
- Gasocontest (grande Silva... pensámos que estava a trovoar - se bem que não estava lá o Nando nem o Neca para lhe fazer frente!);
- Mijóar (nada como uma mijinha ao ar livre... ainda deu para fazer mais um desafio: fui órinar ao cimo do ribeiro, enquanto o Tó Mané cá em baixo tentava lavar as mãos antes de lá chegar o líquido amarelo);
- Outra que não me alembro...
A indumentária estava de acordo com o resto da paisagem: calções a deixar adivinhar a tomatada, t-shirtas caviadas, lenços na cabeça (mulheres e Luisito), e por aí fora...
Curioso foi passear pelo "Talho Leonel"... descobrimos finalmente como é que o malandro tem sempre bifes frescos em casa!
Tudo isto foi possível graças ao Tio Méne, que mais uma vez organizou a caminete e o resto da excursão. Obrigado, Tio Méne!
Deixo-vos aqui com uma dica, contada em forma de história, capaz de impressionar a mais difícil mulher: enquanto almoçavamos passei na mesa das mulheres e disse à patroa "Estou a comer cebola, por isso é melhor comeres também!" - digam lá se não é romântico! Da-se!
Pataniscas e tinto!
2004/07/01
Problemas logísticos
Atão rapaziada! Já recuperasteis da festança de ontànôte?
Carais, aquilo é que foi... Parece que os laranjinhas vão todos pró carais. Depois do Durão, mandamos mais uma valente comitiva para fora de Portugal!
Mas o que me traz aqui à tasca hoje é outro assunto...
Não sei para onde tendes ido festejar (estamos a pensar mudar o nome da casa de banho do Quinquilhas para casa do São Gregório), mas ontem enquanto bebia a 5ª botelha de tinto apercebi-me que o pessoal que está a festejar na rua não deve ser bem Verdadeiro. Reparai que quem está no meio da rua, ou em cima das estátuas não tem acesso a "munições"! Os únicos que se safam são os que vão cedo para abancar ao lado de uma barraca de cerveja ou os que, como o Nando, levam um garrafão debaixo do braço - ainda que só lhe dê para a primeira parte e sirva para que os invejosos ao lado lhe cobicem o Santo Tinto.
É este problema que ontem me deixou a pensar, antes de dormir e enquanto via que o tecto da minha casa se movimenta sozinho - já tinha reparado nisso algumas vezes. Como é que se pode resolver esta questão?? Calma, juventude! O Tio Tóne tem a solução. Tá a fazer uma petição para que as bicas de água (caredo, Anjo da Guarda) passem a estar ligadas a um depósito de tinto carrascão. Tcharam! Problema resolvido. Quando tiver um exemplo de petição pronta, coloco-a aqui!
VIVA PORTUGAL!!!
Pataniscas e tinto,
Carais, aquilo é que foi... Parece que os laranjinhas vão todos pró carais. Depois do Durão, mandamos mais uma valente comitiva para fora de Portugal!
Mas o que me traz aqui à tasca hoje é outro assunto...
Não sei para onde tendes ido festejar (estamos a pensar mudar o nome da casa de banho do Quinquilhas para casa do São Gregório), mas ontem enquanto bebia a 5ª botelha de tinto apercebi-me que o pessoal que está a festejar na rua não deve ser bem Verdadeiro. Reparai que quem está no meio da rua, ou em cima das estátuas não tem acesso a "munições"! Os únicos que se safam são os que vão cedo para abancar ao lado de uma barraca de cerveja ou os que, como o Nando, levam um garrafão debaixo do braço - ainda que só lhe dê para a primeira parte e sirva para que os invejosos ao lado lhe cobicem o Santo Tinto.
É este problema que ontem me deixou a pensar, antes de dormir e enquanto via que o tecto da minha casa se movimenta sozinho - já tinha reparado nisso algumas vezes. Como é que se pode resolver esta questão?? Calma, juventude! O Tio Tóne tem a solução. Tá a fazer uma petição para que as bicas de água (caredo, Anjo da Guarda) passem a estar ligadas a um depósito de tinto carrascão. Tcharam! Problema resolvido. Quando tiver um exemplo de petição pronta, coloco-a aqui!
VIVA PORTUGAL!!!
Pataniscas e tinto,
Subscrever:
Mensagens (Atom)
